As 10 perguntas que os pacientes mais fazem sobre Invisalign.

 

1- QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA A COLOCAÇÃO DO INVISALIGN?

Como em qualquer tratamento ortodôntico, o ortodontista orá avaliar e planejar o caso. A partir de então fará o escaneamento digital da arcada. Com base nos modelos em 3D do paciente, será feito o planejamento digital. Nessa fase o profissional irá inserir todos os dados e alterações necessárias para o caso.

Após isso, uma projeção digital de como os dentes ficarão ao final do tratamento é feita. O paciente já consegue ver como seu sorriso ficará, antes mesmo de colocar o aparelho!

Sendo aprovado a planejamento, são confeccionados os alinhadores. A partir desse momento é só aguardar ficarem prontos para dar início ao tratamento.

 

2- OUVI DIZER QUE É MAIS RÁPIDO?

Alguns tratamentos com Invisalign realmente são mais rápidos. Por ter os movimentos calculados através de um software, a ativação dos alinhadores se dá de maneira mais rápida do que o aparelho convencional. Porém em alguns casos em que demandem uma movimentação maior, o tempo se equipara.

 

3- COMO SÃO FEITAS AS MANUTENÇÕES?

Quando aprovamos o planejamento do caso, toda a sequência de alinhadores já é produzida. Ou seja, desde o primeiro alinhador, até o último. Isso significa que cada alinhador vai expressar um grau da movimentação necessária.

Então a “manutenção” nada mais é do que a troca dos alinhadores para “reativar” o aparelho.

invisalign

demonstração de um alinhador

 

4- QUAL O TEMPO DE USO DOS ALINHADORES?

O invisalign deve ser usado sempre que o paciente não estiver se alimentando ou escovando os dentes. Ou seja, uma média de 20 horas ao dia.

Cada par de alinhadores deve ser trocado de 1 a 2 semanas. Esse período quem vai decidir é o ortodontista. Cada caso vai demandar um tempo diferente. Dependendo de inúmeros fatores, como grau da movimentação, colaboração do paciente, tipo facial, dentre outros.

 

5- TENHO QUE REMOVER  O INVISALIGN SEMPRE AO ME ALIMENTAR?

Sim, sempre que o paciente for mastigar algo, o alinhador deverá ser removido. Para a ingestão de líquidos é mais tranquilo. Pode-se fazer com ele em posição sem problemas.

 

6 -VAI ALGUM METAL COLADO AO DENTE?

Não. Diferentemente do aparelho convencional, não vai nenhum dispositivo metálico colado ao dente. Em alguns casos é necessário a colagem de um mini botão nos dentes de trás para o uso de elásticos.

 

7- O QUE SÃO OS ATTACHMENTS?

Attachments são pequenas “bolinhas” de resina coladas em alguns dentes. Alguns dentes precisam dessas pequenas projeções de resina para otimizar a movimentação. Essas “bolinhas” são praticamente invisíveis pois são exatamente da cor do dente do paciente, e do tamanho da cabeça de um alfinete. Portanto não atrapalham em nada. Simplesmente existem para acelerar os movimentos.

attachments

attachments colados em dentes específicos

 

8-  COMO FAÇO PARA PASSAR O FIO DENTAL COM INVISALIGN?

Nada muda na utilização do fio dental. Como Invisalign é removível, você vai removê-lo para fazer tanto a escovação, quanto o uso do fio.

 

9- INVISALIGN DÓI?

Por ter uma ativação controlada, ele acaba por ser menos doloroso do que um tratamento convencional.

 

10 – APÓS O TRATAMENTO, VOU PRECISAR USAR AS CONTENÇÕES ORTODÔNTICAS TAMBÉM?

Sim. As contenções ortodônticas são necessárias em qualquer tratamento. Seja ele convencional ou com o Invisalign. O método de movimentar os dentes não altera a necessidade de conter os dentes na posição.

As contenções podem ser iguais as usadas no aparelho convencional, ou um par de alinhadores (Vivera) passivos.