SORRISO ALINHADO: 5 MOTIVOS PARA TER UM
Apresentamos 5 motivos para você ter um sorriso alinhado.
AUTOESTIMA ELEVADA COM SORRISO ALINHADO
Nada melhor do que sorrir com confiança! Estudos comprovam que pessoas com sorrisos agradáveis e harmônicos transmitem maior confiança e autoridade.
Pacientes que não possuem os dentes alinhados normalmente têm vergonha de sorrir espontaneamente. Muitas vezes isso acarreta problemas sociais e de relacionamento interpessoal. Pois pode acarretar em tiques como sorrir com a cabeça para baixo, não expor muito os dentes, ou colocar a mão na frente ao sorrir.
Quando temos o sorriso em harmonia, nos dá mais segurança, eleva a autoestima e nos deixa mais confiantes, tanto na área pessoal quanto profissional.
MENOR PROBABILIDADE EM TER CÁRIES E PROBLEMAS GENGIVAIS
Dentes alinhados são mais fáceis de limpar. Toda e qualquer alteração no alinhamento dentário causa uma zona de retenção e maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Portando, dentes tortos são um prato cheio para uma maior incidência de cáries e problemas gengivais. Problemas esses que podem ser desde uma leve gengivite até uma periodontite. Essa periodontite e a cárie podem levar à perda do dente.
O SORRISO ALINHADO PROMOVEM UMA MELHOR MASTIGAÇÃO
Quando nossos dentes estão tortos e dispostos de uma forma errada na arcada, nossa mastigação fica comprometida. Isso por que não conseguimos fazer uma correta trituração do bolo alimentar. Muitas vezes isso prejudica inclusive a digestão, causando mais desconforto. Nossa digestão inicia na boca, através da mastigação. Isso dá uma melhor condição às enzimas que vão digerir os alimentos e absorver corretamente os nutrientes pela mucosa do nosso intestino.
UMA MORDIDA ENCAIXADA EVITA DANOS À ARTICULAÇÃO MANDIBULAR
Dentes alinhados combinados a uma oclusão estável e em equilíbrio proporcionam uma proteção natural para a ATM (articulação têmporo-mandibular). Isso por que a nossa mordida funciona como uma espécie de engrenagem. Para ela funcionar corretamente, o contato dos dentes devem respeitar certos pontos. Quando jogamos a mandíbula para um lado, somente os dentes daquele lado podem se tocar. Fazendo com que o outro lado desoclua (desencostando os dentes do lado oposto). E vice-versa. Esse é só um exemplo de movimentos mandibulares adequados para um correto encaixe da mordida.
Pacientes com dentes não alinhados tendem a ter interferências de contato entre os dentes na mordida. Essa interferência ocorre tanto na fala quanto na mastigação. Isso prejudica demais os movimentos normais da mandíbula causando uma sobrecarga na articulação. Essa sobrecarga acarreta em dores na região, muitas vezes até dores de ouvido e de cabeça.
EVITA PROBLEMAS DE FALA
Dentes tortos podem provocar um mal posicionamento da língua. Esse mal posicionamento da língua pode acarretar em problemas na fala. Um bom exemplo disso é a interposição de língua. Ela ocorre quando os dentes da frente estão no que chamamos de mordida aberta. Ou seja, eles não se encostam quando o paciente fecha a boca. Isso promove uma relação errada da língua na hora da fala, fazendo com quem sons com “s” sejam pronunciados erroneamente.
Portanto vimos que dentes alinhados têm muitos benefícios apara o paciente. Não é só uma questão estética, a parte funcional entra com uma parcela muito grande nessa questão.