COMO FUNCIONA O INVISALIGN?
Invisalign é um sistema diferente e moderno de aparelho ortodôntico.
Não existe brackets metálicos colados aos dentes, nem o fio ortodôntico. Ele consiste em diversas placas transparentes em que o paciente vai trocando periodicamente. Isso é Invisalign.
Cada placa possui uma pequena alteração de posição. Assim, conforme o paciente vai usando e fazendo as trocas, os dentes vão se movimentando pouco a pouco.
Para facilitar e permitir alguns movimentos, são necessários pequenos acréscimos de resina ao dente (da mesma cor). Esses são os chamados attachments.
QUAIS OS PASSOS PARA DAR INÍCIO AO TRATAMENTO COM INVISALIGN?
Após o exame clínico realizado pelo ortodontista, é realizado um escaneamento da arcada dentária do paciente. Esse escaneamento produz um arquivo digital da imagem em 3D de todos os dentes.
Esse arquivo é então inserido na base de dados do paciente. Nessa base de dados irão todas as informações do paciente, bem como seu estado dentário atual. O ortodontista então, faz um planejamento prévio com todas essas informações e envia para a Invisalign.
A empresa então transforma o planejamento inicial do ortodontista em uma animação em 3D e envia ao ortodontista.
Em cima desse planejamento inicial e com base nessa animação o dentista irá fazer as alterações necessárias individualizando cada caso. É aí que entra a experiência do profissional. A parte mais importante do tratamento é o planejamento. Ter conhecimento de diagnóstico e mecânica ortodôntica é fundamental para o sucesso do tratamento.
Só após todas alterações e ajustes serem feitos é que o ortodontista comunica a Invisalign para fabricação das plaquinhas.
Normalmente em 20 dias as plaquinhas chegam e o paciente pode dar início ao tratamento.
DE QUANTO EM QUANTO TEMPO PRECISA TROCAR AS PLAQUINHAS?
A periodicidade de troca é um pouco variável. Depende de alguns fatores como grau de movimentação, tempo de uso pelo paciente, etc…
Porém geralmente essa troca varia de 7 a 14 dias. Esse prazo não pode ser muito curto, pois não dá tempo de ocorrerem certas movimentações. Mas também não pode ser muito longo, pois o material do alinhador pode “dar de si” e perder eficácia. Portando quem vai decidir o tempo de troca é o ortodontista.
Ao longo do tratamento, pode variar o tempo para um mesmo caso. Por exemplo, o paciente inicia usando 14 dias cada uma. Em determinado momento pode ser reduzido para 10 dias. Podendo algumas movimentações serem trocados a cada 7 dias. Isso é muito variável e vai depender de cada caso.
QUANTAS HORAS POR DIA PRECISO USAR O INVISALIGN?
O indicado é usar em volta de 20 horas diárias. Ou seja, usar o tempo todo e só removê-los para se alimentar e escovar os dentes.
TODOS OS CASOS PODEM SER TRATADOS?
Sim. Hoje em dia a tecnologia do Invisalign permite resolver todos os casos. Obviamente alguns casos mais complexos, temos que lançar mão de técnicas complementares, como elásticos, mini-implantes, etc…
Porém, resolver todos os casos não quer dizer que ele seja o melhor para todos os casos. Existem movimentos que não têm uma previsibilidade tão grande. Já outros movimentos são obtidos mais facilmente com o invisalign do que com a ortodontia comum. Portanto cabe ao ortodontista avaliar qual o melhor aparelho para o tipo de movimentação.