Cirurgia de Siso

extração de siso

como é a cirurgia?

como é a recuperação?

Qual é o melhor período para realizar a cirurgia?

Quando posso voltar a trabalhar e realizar atividade física?

Extração de siso

A extração de siso é uma cirurgia que consiste na remoção dos terceiros molares, os conhecidos como “dentes do juízo”. As principais indicações para essa cirurgia são:

  • Quando não se tem espaço na cavidade bucal;
  • Sisos inclusos, que se não removidos podem causar cistos e reabsorção das raízes do dente adjacente;
  • Sisos semi-impactados podem causar cáries extensas nos dentes adjacentes, que são lesões de difícil acesso para tratar.
  • Quando o siso não irrompe completamente (semi-incluso), podendo causar inflamações na gengiva (pericoronarite);
  • Quando o paciente não consegue ter um boa higienização do local pelo difícil acesso, o que pode acarretar em inflamação aguda da região ou cárie e dor no siso.

Como é a cirurgia?

O grau de complexidade da cirurgia de remoção de siso depende do quadro clinico em que se encontra. É necessário uma radiografia panorâmica para fazer o planejamento e, em alguns casos, solicitamos também uma tomografia para analisar a distância do dente siso do nervo alveolar inferior.

A cirurgia é feita sob anestesia local de forma que o procedimento se torne indolor. Após uma semana, o paciente retorna para remoção de pontos e para avaliar a cicatrização.

Como é a recuperação?

O pós operatório é simples. Recomenda-se nas primeiras 24h:

  • Uso de muito gelo externo a cada 30 minutos
  • Comidas mais pastosas e frias.
  • Medicação prescrita pelo Dentista
  • Higiene no local com cuidado

Após as primeiras 24h, pode-se voltar a alimentação quente e mais consistente.

Geralmente, o tempo de repouso é de um a dois dias. Deve ser evitado ingestão de bebidas alcoólicas, cigarro, atividade física e exposição ao sol. O uso de medicamento varia de acordo com a complexidade de cada caso, sendo indicado algumas vezes apenas um antiinflamatório e analgésico, e em outros casos a associação de um antibiótico ou até mesmo corticóide.

Qual é o melhor período para realizar a cirurgia?

A melhor época para extração dos sisos é no início da fase adulta, pois ainda o dente não está com as raízes totalmente formadas, facilitando na remoção.

Quando posso voltar a trabalhar e realizar atividade física?

Para questões de trabalho, geralmente se pede dois dias de repouso. E quando se trata de atividade física, o ideal é retornar apenas após 5 dias da cirurgia, pois pode haver sangramentos dificultando a cicatrização e podendo causar inflamações.

Buscando Dentista na Zona Norte em Porto Alegre? Entre em Contato Conosco!

E-mail

contato@heraodontologia.poa.br

Telefone

(51) 3273-1753

Localização

Praça Alberto Ramos 812, sala 405 Bairro HIgienópolis - Porto Alegre / RS

Siga-nos

Buscando Dentista Zona Norte em Porto Alegre? A Hera Odontologia tem dentistas especializados em: Implantes, Próteses, Ortodontia, Odontopediatria, Restaurações, Endodontia e Periodontia.