INTERPOSIÇÃO DE LÍNGUA

A interposição de língua ou interposição lingual pode ser muito danosa para os pacientes.

A interposição lingual caracteriza-se por uma má posição da língua ao deglutir e ao pronunciar palavras. Normalmente essa posição errada é uma posição mais baixa do que o normal. A língua acaba forçando entre os dentes de cima e dentes de baixo.

interposição lingual

interposição de língua e mordida aberta

QUAL A CORRETA POSIÇÃO DA LÍNGUA ENTÃO?

O contrário do que possamos imaginar, a língua não repousa entre os dentes debaixo, mas sim numa posição mais superior, tocando o céu da boca.

Quando a língua tem a posição de repouso baixa, normalmente estamos falando de uma língua hipotônica. Ou seja, os músculos da língua não trabalham corretamente e são mais fracos que o ideal.

A correta posição da língua ao deglutirmos é pressionar o dorso anterior da língua sobre a parte anterior do céu da boca. A ponta da língua então deve tocar as costas dos dentes de cima da frente.

correta posição da língua

parte anterior da língua tocando atrás dos dentes da frente de cima ao engolir

Com isso conseguimos fazer um vácuo para que ocorra a deglutição normalmente.

 

QUAL O PROBLEMA DE TER INTERPOSIÇÃO DE LÌNGUA?

 

O maior problema da interposição lingual são a abertura da mordida (dentes para frente), a má posição dentária e problemas na fala! Normalmente sons com s, x, j ou z ficam prejudicados. O que pode acarretar no temido Bullying escolar.

 

má posição lingual ao falar

 

A mordida aberta caracteriza-se pela ausência de contato entre os dentes na região anterior.

É muito difícil dizer se a interposição de língua foi a causa ou a consequência da abertura da mordida. Para responder essa pergunta alguns exames adicionais devem ser solicitados bem como o histórico do paciente tem que ser levantado.

 

QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS DA INTERPOSIÇÃO LINGUAL

Como já vimos, a interposição lingual está intimamente relacionada à mordida aberta.

*A mordida aberta pode ser de origem esquelética, ou de algum hábito de sucção contínuo do paciente. Com isso cria-se esse vão entre os dentes, que acabam “chamando” a língua para se repousar ali durante a deglutição e fala.

*A mordida aberta  também pode ter sido oriunda apenas da força da língua mal posicionada. Essa característica geralmente está presente na recidiva de tratamentos ortodônticos. A língua acaba empurrando novamente os dentes, fazendo com que a mordida volte a abrir.

*A demora na erupção dos dentes anteriores permanentes pode criar um hábito vicioso da língua do paciente ir para esse vão. Isso pode se perpetuar como uma interposição de língua na fase adulta, caso esses dentes permanentes demorem muito para nascer.

*A perda de dentes de leite anteriores precocemente também pode originar essa interposição de língua.

 

EXISTE TRATAMENTO?

Sim. Normalmente na infância é muito comum usarmos um aparelho que se chama grade lingual.

Esse aparelho consiste em uma grade, que pode ficar fixa ou móvel, que impede que o paciente coloque a língua entre os dentes anteriores.

Apenas removendo essa força da língua, os dentes automaticamente continuam seu desenvolvimento, fechando a mordida.

Em alguns casos podemos lançar mão de pequenos esporões colados atrás dos dentes anteriores inferiores, para dar pequenas fincadas na língua. Isso faz a língua se autoeducar numa posição mais superior.

Quando o paciente é adulto, devemos fazer o fechamento da mordida aberta e uma reavaliação após isso. Muitas vezes a língua se autocorrige para a posição adequada, apenas com o fechamento mecânico da mordida anterior com o aparelho ortodôntico.

 

Porém algumas vezes a língua persiste em sua posição errada.

 

Nesses casos devemos encaminhar o paciente para o FONOAUDIÓLOGO para trabalhar no reposicionamento dessa língua. Evitando assim recidivas no tratamento ortodôntico.

 

QUANDO ENCAMINHAR O PACIENTE PARA  O FONOAUDIOLÓGO?

Normalmente o paciente com interposição lingual terá mordida aberta anterior.

Portanto a hora ideal de encaminhar o paciente para o fonoaudiólogo é depois de conseguirmos fechar a mordida com os aparelhos ortodônticos.

Isso se deve pelo simples fato que se mandarmos o paciente para a fono ainda com a mordida aberta, será muito mais difícil desse profissional reeducar essa língua. Pois o espaço ainda continuará “chamando” a língua para a região da mordida aberta.