MÁ HIGIENE X APARELHO ORTODÔNTICO
Todos sabemos da importância da higiene bucal. Com o uso do aparelho ortodôntico, essa higiene se torna mais imprescindível ainda.
O aparelho ortodôntico acaba agindo como uma barreira para a escova. Isso impede que com uma escovação comum consigamos limpar de maneira adequada.
Além do mais, precisamos não só limpar os dentes e a gengiva, mas o aparelho também.
QUAIS PROBLEMAS A MÁ HIGIENE COM APARELHO CAUSA?
Digamos que todos os problemas causados por uma limpeza ruim diária, porém muito mais exacerbados. Dentre os diversos problemas, podemos destacar alguns:
GENGIVITE: A escovação inadequada irá causar gengivite. Gengivite é o inchaço e sangramento das gengivas). Essas podem aumentar tanto de volume que podem cobrir os brackets do aparelho ortodôntico.
HIPERPLASIA DA GENGIVA: Quando a gengiva fica muito tempo inflamada, ela aumenta muito de volume. Muitas vezes atrapalhando não só a estética mas impedindo uma correta higiene. Caso essa gengiva não regrida por conta própria após uma limpeza profissional, recomenda-se o seu corte. Ou seja, uma cirurgia gengival, ou plastia gengival terá que ser realizada.
CÁRIES AO REDOR DO APARELHO: Junto aos brackets cria-se uma zona de acúmulo de placa. Se não removida essa placa e dependendo da dieta do paciente, uma zona de desmineralização por cárie irá se formar. Isso pode levar à perda de estrutura do dente, manchas, dor…
ACÚMULO DE PLACA E TÁRTARO: Sempre quando não limpamos corretamente, iremos acumular placa bacteriana (principalmente ao redor dos brackets e junto da gengiva) e tártaro. O tártaro (ou cálculo) nada mais é que uma placa bacteriana mineralizada. Essa placa endurecida se adere ao dente, parecendo uma pedrinha.
MAU HÁLITO: Quando mais zonas com acúmulo de placa e tártaro, cáries e gengivite, mais estamos propensos a ficar com mau-hálito.
PERIODONTITE: Em casos mais graves, a gengivite pode se transformar em uma periodontite. Ou seja, uma inflamação mais grave dos tecidos que suportam o dente. Podendo até levar a perda do dente em alguns casos.
ATRASO NO TEMPO DE TRATAMENTO: Casos nos quais o paciente tem má higiene acabam atrasando e retardando o tempo de tratamento.
COMO MANTER UMA HIGIENE ADEQUADA USANDO APARELHO ORTODÔNTICO?
Para manter uma higiene adequada com o aparelho ortodôntico, é necessária uma escovação mais caprichada e demorada. Existem algumas escovas e técnicas especiais que permitem um cuidado exemplar dos dentes.
1º ESCOVA DE CABEÇA PEQUENA: Em primeiro lugar deve-se fazer uma escovação criteriosa dos dentes, da gengiva e dos brackets. Normalemnte essa escovação precisa durar umá media de 3 minutos.
2º Após a escovação com a escova tradicional, cuspir o excesso de espuma. Aproveitar então o resto de espuma da boca e utilizar uma outra escova: ESCOVA INTERDENTAL. A escova interdental possui cerdas em formato cilíndrico ou de cone. Utilizando-a no sentido vertical, entre os brackets e por baixo do arco ortodôntico, conseguimos fazer a limpeza da região entre o aparelho e os dentes.
3º FIO DENTAL. O fio dental é uma tarefa bem complicada quando se usa aparelho ortodôntico. Isso porque precisamos fazer uma manobra para conseguir passar corretamente. Existem fios especiais, com uma das extremidades mais duras que facilitam o trabalho. O fio dental pode ser usando apenas uma vez ao dia.
4º Algumas pessoas podem usar ainda uma escova chamada UNITUFO. Essa escova, por possuir somente um tufo, alcança lugares onde as outras podem não alcançar.