O QUE É  A MORDIDA ABERTA?

Mordida aberta é quando os dentes não se encostam entre si. Quando cerramos os dentes e entre eles ainda fica um espaço.  Normalmente acontece na região anterior. Porém pode também  ocorrer nas regiões  posteriores da arcada dentária.

 

mordida aberta

adulto jovem

 

 

mordida aberta

criança

 

 

 

 

QUAL A CAUSA?

Normalmente  a causa se dá por algum hábito de sucção  e/ou a interposição de algum objeto por muito tempo. Como exemplo bico, chupeta, dedo… por isso é  mais comum  em crianças. A gravidade da mordida se dá pela intensidade, pelo tempo e pela frequência do objeto interposto entre os dentes.

Mordida aberta

chupeta e dedo: causas

 

Porém  se não tratada pode permanecer na fase adulta, mesmo com a remoção do hábito deletério. Isso porque, depois de instalada, o espaço criado pela mordida aberta serve como descanso da língua. Esse repouso da língua acaba perpetuando a mordida aberta, impedindo que ela se feche naturalmente.

 

interposição de lingua

 

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS  DA MORDIDA SE NÃO TRATADA?

Como os dentes não fecham corretamente, a língua também  não se portará adequadamente. A imensa maioria das vezes ocorre a interposição lingual ao engolirmos (o que pode agravar e perpetuar a mordida). Outra consequência são problemas na fala e na pronúncia de algumas palavras. Sons com “s” são os mais prejudicados.

Como normalmente a mordida aberta ocorre na infância, todo o desenvolvimento da face é  comprometido, podendo gerar problemas na respiração, fala, posição de língua, estética facial e piorar a má oclusão  dentária.

 

EXISTE TRATAMENTO PARA A MORDIDA ABERTA?

Sim. A imensa maioria dos tratamentos é simples.  Remover o hábito de sucção imediatamente seria o primeiro passo.  Quando isso é  feito cedo da infância a mordida muitas vezes se auto corrige.

Num paciente adulto, com um aparelho ortodôntico facilmente se consegue o fechamento da mordida.

Nas crianças caso a língua esteja em interposição, muitas vezes é necessário o uso de um aparelho ortodôntico com grade para reposicioná-la.

grade lingual

Aparelho com grade lingual

 

Alguns casos é necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo para readequação da posição lingual. Raros casos necessitam de cirurgia para correção.