SORRISO GENGIVAL

 

O QUE É O SORRISO GENGIVAL?

Sorriso gengival quando o paciente sorri e expõe demasiadamente a gengiva. O tanto de gengiva à mostra é muito relativo. Existem estudos que falam em sorriso gengival acima de 4mm, outros acima de 6mm. Então o grau de exposição de gengiva é muito relativo ao gosto do paciente na verdade.

Em mulheres é mais aceito uma exposição gengival maior. Já não mostrar nada da gengiva ao sorrir, é um sinal bastante masculino.

Pessoas mais velhas tendem a mostrar menos gengiva ao sorrir pela queda dos tecidos moles da face. Jovens tendem a ter um sorriso gengival mais acentuado, especialmente crianças.

sorriso gengival infantil

Sorriso gengival infantil. Situação comum e normal.

 

QUAL A CAUSA DO SORRISO GENGIVAL?

O sorriso gengival tem algumas causas bem determinadas. Algumas pessoas podem ter uma única característica, outras, todas as causas. São elas:

  • EXCESSO DE CRESIMENTO ÓSSEO: A Maxila, que comporta os dentes de cima, cresce demais verticalmente. Isso traz uma altura muito grande ao osso, consequentemente a gengiva fica mais exposta ao sorrir, gerando o sorriso gengival esquelético (de origem óssea).
  • COROA DOS DENTES CURTA: Existem pacientes que apresentam o dente em si curto. Isso faz com que a gengiva se sobressaia ao sorrir.
  • EXCESSO DE GENGIVA: O excesso de gengiva tende a ser a causa mais comum. É quando o osso tem o tamanho normal, mas a gengiva “cresce demais”. Nesses casos a exposição dental é pequena, e a gengiva é que migra sobre o dente, fazendo com que esse pareça pequeno

excesso gengival

  • HIPERATIVIDADE DOS MÚSCULOS DO SORRISO: Algumas pessoas apresentam hiperatividade muscular na região. Isso pode fazer os músculos do lábio contraírem demais durante o sorriso, expondo demasiadamente a gengiva.
  • SOBREMORDIDA: Quando os dentes superiores estão em uma condição de inclinação para baixo, que facilitam a exposição da gengiva.

 

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS QUE ESSA CONDIÇÃO CAUSA?

Além dos problemas estéticos e de incomodar muito os pacientes ao sorrir, o sorriso gengival não traz grandes problemas funcionais. Algumas vezes pelo excesso de gengiva pode-se ter uma dificuldade de higienização, o que causa uma inflamação crônica na gengiva.

 

EXISTE TRATAMENTO?

 

Sim. Existe tratamento. Porém deve-se identificar corretamente a causa do sorriso gengival para indicar o melhor tratamento. Algumas soluções são:

  • GENGIVOPLASTIA / AUMENTO DE COROA: A gengivoplastia é plástica gengival. Onde se corta o excesso de gengiva para expor mais o dente. Algumas vezes é preciso remover um pouco do osso junto da gengivoplastia, o que chamamos de Aumento de Coroa Clínica.

Gengivoplastia

sorriso gengival

antes x depois da gengivoplastia

  • CIRURGIA ORTOGNÁTICA: Alguns poucos casos tem o tratamento estritamente cirúrgico. São casos bem raros, onde temos uma discrepância óssea e crescimento vertical bastante excessivo e queixa do paciente em relação à sua face (face comprida)
  • INTRUSÃO COM MINI IMPLANTES / MINI PLACAS: Uma solução menos invasiva que a cirurgia é, através do aparelho dentário, aplicar uma força nos dentes superiores para que eles subam (intrusão dentária). Para isso necessitamos o auxílio de mini implantes ortodônticos ou mini placas. Porém esse método não traz uma estabilidade tão boa quanto a cirurgia.
  • APARELHO ORTODÔNTICO: Em casos onde a gengiva não é muito pronunciado, e causado por má posição dentária, apenas a utilização do aparelho ortodôntico é suficiente para correção do sorriso gengival.
  • BOTOX: A aplicação de Botox para sorriso gengival é muito bem-vinda. Como o botox paralisa as fibras musculares, a aplicação nos músculos do sorriso, fazem com que o lábio não puxe tanto para cima ao sorrir. É um método bem rápido, prático e bem pouco invasivo. O ponto negativo é que o efeito dura cerca de 12 meses.

Correção com Botox

 

Em alguns casos que são ditos cirúrgicos, conseguimos, através da junção de várias técnicas entregar um ótimo resultado. Por exemplo: Somar um tratamento ortodôntico a uma gengivoplastia associado com botox pode ser de grande valia.