CIRURGIA ORTOGNÁTICA E ORTODONTIA

 

Existem casos nos quais a ortodontia somente não é suficiente para a correta correção dentária. São os casos que apresentam alguma deficiência óssea (maxilar e/ou mandibular).

Para um correto tratamento dessas situações, o aparelho ortodôntico necessita ser complementado por uma cirurgia, a cirurgia ortognática.

 

A cirurgia ortognática tem a possibilidade de produzir diversos movimentos da maxila e/ou mandíbula (protrusão, retrusão, impacção…).Isso permite um correto posicionamento dessas bases ósseas para o aparelho ortodôntico conseguir atuar, e devolver ao paciente um perfil facial agradável e sociável.

 

Normalmente o caso inicia-se com um preparo ortodôntico pré-cirúrgico, a cirurgia em si, e posteriormente, a finalização ortodôntica.

A maior prevalência dos casos cirúrgicos compreendem defeitos de maxila, onde a mandíbula parece saltar aos olhos de quem observa, (deixando a impressão de queixo grande), e casos de retrusão mandibular (casos nos quais o paciente apresenta o queixo muito pequeno ou pra trás).

 

 A melhora na questão estética e funcional nos casos de cirurgia ortognática é indiscutível. A autoestima do paciente melhora significativamente, melhorando suas relações sociais e afetivas.

 

É importantíssimo buscar profissionais qualificados para um correto diagnóstico do caso, bem como um planejamento adequado. O ortodontista é o profissional que fará o diagnóstico do caso e o posterior encaminhamento ao cirurgião buco-maxilofacial (profissional apto para fazer a cirurgia ortognática).

 

Aqui na Hera Odontologia, dentista na zona norte de Porto Alegre, contamos com dentistas especializados para o correto diagnóstico e condução dos casos ortodôntico/cirúrgicos.