Lente de Contato Dental

O que são as lentes de contato dental?

Em que casos a lente de contato dental é indicada?

Precisa haver desgaste da estrutura de esmalte dental?

É possível fazer a lente de contato dental em dentes tortos?

Como se dá o formato da lente de contato dental?

Existe contra-idicação?

Quanto tempo dura uma lente de contato dental?

Por que lentes de contato dentais as vezes parecem artificiais?

O que são as lentes de contato dental?

Muito em alta ultimamente, e sendo usada pela grande maioria dos artistas, as lentes de contato dentais são lâminas ultrafinas de cerâmica que são coladas na superfície do esmalte do dente. A espessura pode variar de caso para caso, não há uma padronização. Elas tem a função de alterar a forma, contorno, cor e proporção dos dentes, devolvendo uma harmonia ao sorriso. O paciente pode escolher a forma e a cor que mais lhe agradam.

Em que casos a lente de contato dental é indicada?

A lente de contato dental é indicada em praticamente todos os casos em que há alteração de forma, cor ou proporcionalidade dentária. Sempre que o paciente quiser alterar algo na harmonização do sorriso, as lentes dentais tem que ser consideradas. Como exemplo são: dentes escurecidos, dentes com restaurações antigas, dentes quebrados, dentes com alterações de forma, entre outros.

Precisa haver desgaste da estrutura de esmalte dental?

Essa é uma pergunta bem corriqueira. Existem casos em que absolutamente nenhum esmalte é desgastado, outros em que é necessário ser um pouco mais invasivo. Os principais fatores que vão determinar o quanto o dente vai ser desgastado ou não são:

  • MAL POSICIONAMENTO DENTÁRIO: para correção de posição dos dentes com a lente de contato dental, muitas vezes serão necessários desgastes maiores.
  • ESCURECIMENTO DE DENTES: dentes com tratamento de canal podem ficar extremamente escurecidos. Por esse motivo precisam ser mais desgastados para que a lente não deixe transparecer o fundo escuro do dente.
  • GRAU DE PROJEÇÃO DENTÁRIA: se os dentes são muito projetados para frente, qualquer incremento de material sem desgaste irá parecer que o dente está ainda mais projetado (dando a impressão de estarem pra fora da boca)

É possível fazer lentes de contato em dentes tortos?

Dependendo do grau de mal posicionamento dos dentes, é possível sim consertar a forma deles com a lente de contato dental. Quanto mais torto estiver o dente, mais invasivo será o tratamento. Ou seja, mais desgaste dentário será necessário para a adequação da lente de contato dental. Elas são ideais para correção de pequenas imperfeições na posição dentária (por exemplo: dentes que entortaram um pouco depois da utilização de aparelho).

Como se dá o formato da lente de contato dental?

O profissional faz um estudo das proporções e características faciais de cada paciente, bem como grau de exposição do sorriso. Tais estudos permitem planejar a forma ideal do dente para cada paciente. (Homens e mulheres têm características dentais diferentes, assim como pacientes com rosto quadrado, oval…).

Essa análise é fundamental para entregar um resultado harmônico. Obviamente a opinião do paciente também deve ser levado em conta, decidindo junto com o profissional, qual será o resultado ideal.

Existe contra-idicação para as lentes de contato dentais?

Sim. A lente de contato dental não é indicada para todos os casos. Existem inúmeras condições dentárias prévias que tem que ser avaliadas. Caso necessário, outra forma de cerâmica é indicada (facetas, coroas inteiras de cerâmica, etc..).

Quanto tempo dura uma lente de contato dental

?

Não há um prazo específico. Lentes de contato dentais podem durar mais de 30 anos, vai depender muito do cuidado e dos hábitos do paciente.

Por que lentes de contato dentais as vezes parecem artificiais?

Muitas vezes vemos pessoas com lentes de contato dentais que não combinam com o rosto, deixando um aspecto de dentaduras artificiais. Isso acontece porque certamente o profissional não teve o cuidado de fazer um estudo de harmonia de proporções dentárias com a face e a exposição do sorriso.

Outro ponto que contribui são lentes de contato dentais muito opacas e/ou quando são muito brancas. Não é o branco mais branco que traz a sensação de harmonia para o sorriso.  A combinação da cor, com a idade do paciente, a harmonia com as delimitações gengivais bem como a forma adequada é que vão trazer uma sensação de dentes naturais.

Buscando Dentista na Zona Norte em Porto Alegre? Entre em Contato Conosco!

E-mail

contato@heraodontologia.poa.br

Telefone

(51) 3273-1753

Localização

Praça Alberto Ramos 812, sala 405 Bairro HIgienópolis - Porto Alegre / RS

Siga-nos

Buscando Dentista Zona Norte em Porto Alegre? A Hera Odontologia tem dentistas especializados em: Implantes, Próteses, Ortodontia, Odontopediatria, Restaurações, Endodontia e Periodontia.