ANÉIS E BANDAS ORTODÔNTICAS

Muitos pacientes (em sua maioria adultos) chegam em nossos consultórios perguntando se vão precisar colocar as famosas “bandas ortodônticas” (também conhecidas como anéis ortodônticos) na instalação do aparelho dentário. Aquelas cintas metálicas cimentadas nos dentes molares, previamente separados pelos elásticos separadores, causam insônia em muitos pacientes.

Para alegria de muitos, hoje em dia se trabalha cada vez menos com essas bandas.

banda ortodôntica

anéis com brackets soldados

 

Antigamente a ortodontia não dispunha da resina adesiva (cola) para o esmalte dentário. Portanto todas as peças do aparelho ortodôntico (bracket) eram soldadas à anéis metálicos. Essas eram cimentados nos dentes.

Sim, imagine bandas ortodônticas em todos os dentes! Graças à invenção das resinas adesivas, passou-se a simplesmente colar o bracket diretamente ao esmalte dentário. Isso promoveu muito mais conforto ao paciente, melhora na higiene e rapidez no tratamento.

 

POR QUE ATUALMENTE MUITOS DENTISTAS AINDA USAM A BANDA NOS MOLARES?

Logo após o advento das resinas adesivas os molares tinham um índice muito grande de quebra dos brakets. Principalmente por dois motivos: Local de extrema força de mastigação e a baixa qualidade das resinas utilizadas.

Por esses motivos, o aparelho era colado no restante da boca, e, nos molares, eram feitas as bandas ortodônticas para minimizar o índice de quedas e quebras.

 

E AINDA SE USA BANDA HOJE EM DIA?

Com a evolução dos materiais odontológicos, hoje em dia temos excelentes materiais adesivos. Eles conseguem resistir às forças mastigatórias. Portanto, mesmo em áreas que são submetidas à grande esforço, conseguimos simplesmente colar o bracket ao dente. Removendo a necessidade de soldá-lo em um anel ou banda.

Isso permite uma higiene adequada e sem as intercorrências do uso desses anéis. Também eliminamos aquela fase de separação dos dentes que causa um incômodo enorme aos pacientes.

banda ortodôntica cimentadabracket colado
Diferença entre um molar com banda e um molar com o bracket colado

É importante salientar que em alguns casos (minoria) ainda precisamos usar as bandas ortodônticas. Casos em que precisamos utilizar algum aparelho acessório, esse normalmente precisa ser soldado à banda. Assim, ainda não estamos totalmente livres do uso delas. Porém  na grande maioria dos casos o seu uso já não é mais preciso.