BIOESTIMULADORES DE COLÁGENO
Bioestimuladores de colágeno são usados nas muitas vezes em que apenas com preenchedores de ácido hialurônico não conseguem resultados satisfatórios. Isso ocorre devido a grande perda de viço da pele, dentre outros fatores.
Os Bioestimuladores de colágeno são produtos que promovem a estimulação de colágeno quando injetadas em certos pontos da pele. Elas servem para repor volume e melhorar a flacidez da pele.
Esse volume, porém, não tem como objetivo preencher a face, mas sim, a produção de um novo colágeno, o que dá mais firmeza à pele.
Existem vários tipos de produtos que estimulam colágeno. Entre eles temos:
- Hidroxiapatita de cálcio
- Ácido Poli-l-lático
- Policaprolactona
- Fios de PDO
COMO OCORRE A PERDA DO COLÁGENO?
A redução do colágeno começa a partir dos 30 anos de idade, com uma perda de 1% ao ano. Com a degradação das fibras de colágeno, a pele começa a ficar mais flácida e elástica. Sol em excesso, atividades físicas intensas, se hidratar pouco e tabagismo contribuem nesse processo.
Os principais sinais clínicos da perda de colágeno é a flacidez da pele, redução de volume, elasticidade e hidratação. Aí que entram os Bioestimuladores de colágeno.
A perda óssea da face também contribui para esse aspecto de flacidez se evidenciar mais.
Um bom teste para ver como está a flacidez da sua pele, é puxar um pouco da pele com dois dedos. Se a pele demorar para voltar, é porque já está em uma fase de perda de colágeno maior.

COMO OCORRE ESSA BIOESTIMUALAÇÃO DE COLÁGENO?
A bioestimulação de colágeno ocorre com a provocação de uma leve reação inflamatória nos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno). Esses fibroblastos se ativam e começam a produzir novas fibras que contribuem para a sustentação da pele.
Além do produto utilizado, a cânula, que usamos para injetar o produto, também auxilia nesse processo causando o afastamento dos tecidos e também ativando essas células por meio mecânico.
QUANDO POSSO COMEÇAR A REPÔR MEU COLÁGENO?
Como citado anteriormente, o colágeno começa a reduzir a partir dos 30 anos. Nessa idade, já pode-se fazer o uso de colágeno como medida preventiva. Não é necessário esperar para que tenhamos flacidez para isso.
QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS?
Como um protocolo nós temos de uma a três sessões. Geralmente com intervalos mensais. Peles mais jovens podem necessitar de apenas uma sessão como medida preventiva. Já em peles mais maduras são necessárias mais sessões e podem ser preciso tratamentos combinados. O ideal para manutenção é realizar anualmente pelo menos uma sessão.

COMO É FEITA A APLICAÇÃO DO BIOESTIMULADOR DE COLÁGENO?
A aplicação é semelhante à aplicação de ácido hialurônico. Traçamos as áreas desejadas e introduzimos o produto com ajuda de uma cânula. Podemos fazer a aplicação no queixo (mento), bochechas, têmporas, mandíbula e pescoço. Esses traços dependem muito de paciente para paciente, pois depende da onde está ocorrendo maior perda de colágeno.
O RESULTADO É IMEDIATO?
Ao contrário dos preenchedores de ácido hialurônico, o resultado não é obtido de imediato.
Logo após a sessão, podemos sim observar um maior volume na face. Isso é devido ao veículo aquoso que utilizamos para introduzir o produto. Após isso, esse inchado vai reduzindo.
O resultado propriamente dito nós vemos em torno de 3 a 4 semanas após a primeira sessão. Esse processo se mantém até uns 3 meses após.
COMO É O PÓS OPERATÓRIO?
O pós operatório é super tranquilo. É indicado fazer massagens na região 5 ao vezes ao dia por 5 dias, beber muita água sempre e cuidar com exposição solar e atividades físicas intensas.
