Como escolher um bom ortodontista?

O ortodontista é um especialista em tratamentos ortodônticos. Após o término da faculdade de odontologia é necessário uma especialização de mais 3 anos apenas em aparelhos ortodônticos. (Todas outras especialidades odontológicas não passam de 2 anos).  Então se você tem dúvida se o dentista é ou não especialista você pode entrar diretamente no site do Conselho Federal de Odontologia clicando aqui: http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/profissionais e pesquisar.

Quando pensamos em algum tratamento, seja ele médico ou odontológico, sempre temos a dúvida: qual e profissional escolher e como escolhê-lo?

 

Bom, se você escolhe o ortodontista simplesmente pelo preço mais barato, você já está começando errado. Entregar sua saúde bucal para um profissional qualquer apenas por ser mais barato? Normalmente aquela máxima vem à tona: o barato sai caro. E é a mais pura verdade. Quando se trata de saúde/estética então, nem se fala.

Costumamos dar mais valor à outras coisas como celular, carro, roupas do que para nossa própria saúde.  Temos que ver isso não como um gasto, mas sim como um investimento. Um sorriso bonito abre portas, conquista pessoas, nos traz uma autoestima elevada. Isso é investimento em si e na vida tanto amorosa quanto profissional.

 

Mas então, como escolher um bom profissional se não entendo nada sobre dentes? Como saber se o profissional está falando a verdade e me apresentando o melhor caminho se sempre acho q estou sendo enganado?

 

  1. Um jeito fácil de ver se o profissional é bom ou não é justamente na consulta de avaliação. Um bom profissional tem que te passar segurança no diagnóstico, ser claro no planejamento e lhe explicar quais são os procedimentos que vão ser feitos e como serão feitos.

 

  1. Tire suas dúvidas com o ortodontista, ele tem que saber lhe explicar todo tratamento e sanar todas suas dúvidas. E certamente você deve ter bastante indagações para fazer.

 

  1. Peça para ele lhe mostrar casos já tratados que.se parecem com o seu. Essa é uma das melhores formas de o paciente entender e conseguir visualizar o que será feito. E também do nível técnico do ortodontista.

 

  1. Pesquise se o profissional não tem processos éticos e morais. Muitos dentistas têm muitos processos de pacientes que se sentiram lesados. Isso é fácil de ver na internet. Se tiver, abra o olho.

 

  1. Cuidado com excesso de marketing. Muitas vezes o profissional q mais aparece na mídia não é o melhor. É apenas o mais marketeiro. E sabemos que o marketing faz nossa cabeça. Mas cuidado: saúde não é marketing. Pense: o melhor hamburguer é o da rede mais famosa de fast food?

 

  1. Indicação de amigos e parentes é sempre muito bem vinda. Uma experiência boa de alguém próximo é de bastante confiabilidade.

 

  1. Escolha aquele profissional que te passar maior confiança e segurança. Isso é a base de tudo.

 

Enfim, esses são alguns pontos em que podemos nos basear para a escolha de um profissional adequado.

 

Portanto estamos te esperando aqui para uma consulta de avaliação do seu caso. Venha conversar e tirar suas dúvidas sobre aparelhos ortodônticos. O Dr. Giovani Borille é ortodontista, especialista em ortodontia e trabalha há mais de 10 anos com aparelhos ortodônticos. Além de Invisalign doctor e dentista das disfunções do sono e apneia.