COMO LIMPAR O APARELHO ORTODÔNTICO?

 

Então você colocou aparelho ortodôntico e não sabe como fazer para limpar o aparelho corretamente?

Aqui vão algumas dicas de como higienizar tanto os dentes quanto os aparelhos ortodônticos, tanto fixos quanto móveis e também os alinhadores.

 

APARELHOS FIXOS

 

Os aparelhos fixos dificultam muito a higienização. Por estarem colados aos dentes, impedem que a escova alcance algumas regiões. Por isso devemos ter alguns cuidados especiais.

* Utilizar uma escova de cerdas macias: Sim, sempre cerdas macias, mesmo com aparelho fixo! Escovar 3 vezes ao dia.

* Escova com cabeça pequena: Precisa ser pequena para alcançar áreas de difícil acesso

* Técnica de Escovação: Inclinar a escova 45° em relação ao dente, para que as cerdas escovem ao mesmo tempo o dente e a parte inferior do bracket. Primeiramente inclinado de baixo para cima, após, de cima para baixo. Clique AQUI para assistir a um vídeo exemplificando.

* Utilizar a escova INTERDENTAL: Após a escovação com a escova normal, utilizar a interdental por baixo do fio ortodôntico, passando de baixo para cima entre os brackets.  Existem diversos modelos de escovas interdentais. A ideal é a que encaixamos apenas a ponteirinha de cerdas, em um cabo comum de escova. As pequenas, que passamos com os dedos, demanda uma habilidade e uma destreza maior do paciente. Assista aqui ao vídeo exemplificando.

* Fio Dental: Utilizar o fio dental uma vez ao dia. Indicação de uso do Passa-fio ou do Super Floss. O Super Floss já vem cortado do tamanho ideal e apresenta uma das extremidades mais dura, assim não fica “desfiada” ao cortar, como o fio-dental comum.

escova interdental

Escova Interdental com cabo

super floss

fio dental para aparelho

 

 

APARELHOS MÓVEIS E ALINHADORESORTODÔNTICOS (Invisalign)

 

Como são aparelhos móveis, a sua higienização pode ser feita de 2 a 3 vezes por dia com uma escova diferente da que usamos para escovar os dentes. Essa escova pode ser de dureza média.

Pode-se aplicar um pouco de pasta de dentes da sua preferência e realizar a limpeza sob água corrente. Após isso, enxaguar, secar e guardar.

Deve-se ter cuidado para não guardar o aparelho molhado na caixa, pois colônias de fungo podem se formar com o tempo.

 

PASTILHAS EFERVESCENTES

Uma dica muito legal para limpar o aparelho, tanto para alinhadores invisalign que ficam escurecidos com o café, tanto para aparelhos móveis comuns, é a utilização de pastilhas limpadoras efervescentes.

Coloca-se essas pastilhas em um copo de água morna, e mergulha-se o aparelho por 10 a 20 minutos. A ação da pastilha é remover a pigmentação e pequenos debris presos ao aparelho e eliminar maus odores. Deixando-o assim, com aspecto quase de novo.

Encontra-se essas pastilhas em qualquer farmácia. Pode se achar com o nome de Tabs para limpeza de próteses.

Pode-se fazer uma vez por semana, ou a cada 15 dias, ou quando o paciente achar que o aparelho está muito sujo e cheirando mal.

Tabs para limpeza de aparelhos