DIASTEMA

 

O QUE É O DIASTEMA?

 

Diastema é o nome dado quando há espaço entre os dentes. Eles podem acontecer somente entre dois dentes ou também entre vários dentes.

Pode ocorrer tanto na dentição de leite, mista, quanto na dentição permanente.

 

espaços generalizados infantis

 

Na dentição mista (época da troca dentária) os diastemas são muito comuns, e extremamente normais.

Talvez o Diastema mais conhecido seja entre os incisivos centrais na fase adulta. Ele dá um aspecto de dentes separados bem na frente. O famoso “espacinho da Madonna”.

diastema

Madonna

 

diastema ronaldo

antes e depois do Ronaldo

 

Muitos artistas famosos ficaram marcados por esse espaço entre os dentes: Madonna, Ronaldo Fenômeno, Elton John, Georgia May Jagger, dentre outros.

 

POR QUE O DIASTEMA OCORRE?

 

Na fase da infância e adolescência os espaços são completamente normais. Já na fase adulta, os diastemas têm uma origem multifatorial, sendo necessária uma analise clínica para identificar a causa, tais quais:

*Incompatibilidade entre tamanho de osso x tamanho dos dentes.

*Dentes com tamanho alterados (especialmente os incisivos laterais superiores).

* Ausência de algum dente por perda ou agenesia dental. (Quando não se tem um dente, o espaço gerado por essa perda, acaba fazendo os outros dentes se movimentarem, abrindo pequenos espaços entre seus vizinhos).

*Algum hábito parafuncional como inserção de objetos na boca.

*Alterações genéticas

*Posições dentárias alteradas (inclinações incorretas)

*problemas de gengiva e de mordida que fazem que os dentes se movimentem para frente, abrindo espaços.

*Inserção de alguma estrutura anatômica fibrosa entre os dentes. O mais conhecido deles é o Freio Labial Superior.

 

FREIO LABIAL SUPERIOR

 

Esse é o grande causador do diastema entre os incisivos centrais em adultos. A inserção desse freio se dá no céu da boca, na papila incisiva; Portanto, o feixe de fibras do freio labial passa entre os dentes da frente, causando o afastamento.

Em algumas pessoas a inserção fica muito baixa, muito próxima à coroa dentária. Isso impede que os dentes fiquem encostados lado a lado, ficando um espaço.

freio labial baixo

Freio Labial baixo gerando diastema

 

Muitas vezes é necessária uma cirurgia para remoção desse feixe de fibras, para um correto fechamento do espaço.

 

QUAL A CONSEQUÊNCIA DO DIASTEMA?

Em relação ao espaço entre os incisivos centrais, podem ocorrer problemas na fala, problemas na deglutição e posição de língua. Lesões por sucção no lábio são comuns também. Tudo vai depender do grau de abertura desse diastema. Porém o maior problema dele é a estética. A grande maioria dos pacientes que procuram atendimento se queixam do espaço no sorriso.

Em relação aos diastemas ocasionados por falta de dentes, são inúmeros os problemas. Além dos estéticos, toda funcionalidade da arcada fica comprometida, pois os dentes estão em constante movimento para “tapar” aquele espaço.

 

COMO SE TRATA?

Inicialmente é preciso identificar a causa do diastema. A partir daí planejar como será feito o fechamento.

Normalmente o uso do aparelho ortodôntico é indicado para o fechamento do espaço, tanto em casos em que seja somente o espaço na frente, quanto espaços generalizados.

Quando ocorre por falta de algum dente, normalmente temos que combinar tratamento ortodôntico com implante, para repor aquele dente perdido.

Em alguns casos, especialmente do diastema central, o simples aumento dos dentes adjacentes com resina ou lentes de contato dental resolvem o problema.

 

fechamento com resina