Quais suas dúvidas sobre Aparelho Ortodôntico?

 

QUAL A IDADE CERTA PARA A COLOCAÇÃO DE APARELHO ?

Na verdade não se tem uma definição de uma idade correta para a instalação do aparelho ortodôntico. Cada caso vai depender de inúmeros fatores individualmente.

O mais correto é um acompanhamento do paciente desde criança. É nessa fase, com os dentes de leite ainda presentes, que podemos prever e evitar muitos dos problemas futuros de má posição dentária.

Isso não quer dizer que pacientes adultos e até mesmo idosos não possam se valer dos benefícios do aparelho ortodôntico. Caso haja indicação, os aparelhos dentários são muito indicados para pessoas mais velhas também.

 

QUAL O TEMPO DE USO DO APARELHO FIXO?

Não existe um tempo padrão. Existem diversos fatores que interferem na duração do tratamento ortodôntico. Podemos citar exemplos tais quais: comparecimento às consultas, colaboração do paciente, grau de má oclusão, planejamento, tipo de aparelho, dentre outros.

A maioria dos tratamentos leva de 1 a 3 anos de duração. O ortodontista que, avaliando o caso, poderá ter uma ideia de tempo mais precisa.

 

 

MESMO COM TODO AVANÇO DA TECNOLOGIA, AINDA SE PRECISA EXTRAIR DENTES EM ORTODONTIA?

Sim. São coisas completamente diferentes. A tecnologia não substitui o diagnóstico correto. Ela simplesmente ajuda na condução do tratamento e facilita o planejamento.

Existem casos em que as extrações dentárias são imprescindíveis. Os motivos são os mais variados. Falta de espaço, motivos estéticos e/ou funcionais, encaixe de mordida… e por aí vai. Há casos em que são limítrofes. Ou seja, podem ser tratados com ou sem extrações. O que vai decidir são inúmeros fatores avaliados pelo profissional em cada caso.

 

TEM ALGUMA OPÇÃO MAIS DISCRETA AO TRATAMENTO COM BRACKETS DE METAL?

Hoje em dia existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos discretos. Os brackets cerâmicos e os de safira são excelentes opções. Eles conduzem uma ortodontia convencional exatamente igual aos brackets metálicos.

Os aparelhos linguais também são uma ótimo opção. Colados pela parte de trás dos dentes, não aparecem no sorriso.

Porém hoje em dia, o aparelho ortodôntico mais discreto sem dúvidas é o Invisalign. Consistido em uma série de placas transparentes, é um tratamento totalmente inovador.

invisalign

aparelho transparente Invisalign

 

A ALIMENTAÇÃO COM APARELHO ORTODÔNTICO FICA RESTRITA?

De maneira nenhuma. O paciente pode comer todos os tipos de alimentos. Porém, há de se ter cuidados na mastigação. Mastigar devagar e evitar morder alimentos muito duros. Para esses, garfo e faca para comer pequenos pedaços é o indicado. Mas impossibilitar de comer algum alimento é mito.

 

APARELHO ORTODÔNTICO DÓI?

Sejamos sinceros: o tratamento ortodôntico é um pouco doloroso sim. Porém é uma dor leve e completamente suportável. Na imensa maioria das vezes nem remédio precisa.

A dor dá-se nos primeiros dias logo após a ativação do aparelho na manutenção. Geralmente ela persiste por 2 a 5 dias e vai diminuindo gradualmente.