ELÁSTICOS ORTODÔNTICOS

 

Então você está de aparelho ortodôntico e seu ortodontista pede para você usar elásticos ortodônticos. Todo mundo que já usou sabe o quão chato é utilizá-los.

Mas você sabe para quê servem os elásticos ortodônticos?

elásticos ortodônticos

exemplo de elásticos ortodônticos

 

PARA QUÊ SERVEM AFINAL OS ELÁSTICOS ORTODÔNTICOS?

 

Na verdade, essas borrachinhas servem para inúmeras coisas. Elas auxiliam o ortodontista a fazer movimentos nos dentes impossíveis sem elas.

Elas podem ter a função de engrenar os dentes, de avançar ou levar para trás os dentes inferiores, fazer movimentações nos dentes superiores, enfim, diversos tipos de movimentos são conseguidos através dos elásticos.

Existem diversos tamanhos de elásticos ortodônticos. Desde elásticos bem pequenos, até elásticos maiores. Cada um vai ter sua função específica. Os menores disponibilizam uma força maior, já os maiores, uma força menor. Dependendo do tipo de movimentação que queremos fazer, devemos aplicar mais ou menos força.

colocando os elásticos ortodônticos

 

EM TODO TRATAMENTO HÁ A NECESSIDADE DE USÁ-LOS?

 

Não. Nem todos tratamentos os elásticos são necessários. Porém em grande parte são fundamentais.

Alguns tratamentos são baseados nas forças dos elásticos ortodônticos, sendo necessária uma enorme colaboração do paciente para que o resultado seja alcançado. Em outros casos a necessidade de uso é mais restrita a um determinado período do tratamento, ou seja, o período de utilização é menor.

 

POR QUANTO TEMPO DEVO USAR OS ELÁSTICOS?

  • Em termos de quantidade de horas por dia, o ideal é que sejam umas 20 horas diárias. Ou seja, remover os elásticos apenas para se alimentar e fazer a higiene oral.

Normalmente quando já conseguimos o movimento desejado, solicitamos ao paciente para ir reduzindo o tempo de uso diário mês a mês. Isso serve para que o dente permaneça na posição.

  • Já em relação período de tempo do tratamento em que o paciente precisará usar, depende muito. Nesse caso inúmeros fatores irão contribuir. O paciente pode ter a necessidade de usar elásticos o tratamento inteiro, bem como usá-los apenas na finalização. Isso quem vai decidir é o ortodontista, de acordo com o que o caso demandar.
  • O tempo de duração de cada elástico é muito relativo e depende de caso para caso. Porém de uma maneira geral, recomenda-se trocar cada elástico a cada 24h, pois ele perde muito da sua força depois disso. É por esse motivo que os ortodontista dão aos pacientes um saquinho com vários elásticos, para durar o mês todo.
elásticos ortodônticos

elástico classe II

elásticos ortodônticos

elástico classe III

 

O QUE ACONTECE SE NÃO USAR?

 

A não utilização dos elásticos ortodônticos, ou a utilização sem a frequência adequada compromete proporcionalmente o resultado a ser obtido. Alguns movimentos são impossíveis de se fazer sem a força dos elásticos, e portanto, a colaboração do paciente.

Isso pode aumentar em muito o tempo de tratamento. E, por vezes, até inviabilizar um andamento adequado do caso.

 

OS ELÁSTICOS ORTODÔNTICOS DOEM?

 

Como toda e qualquer força aplicada aos dentes, gera sim um pouco de dor. Por ser uma força intermitente e pela necessidade de tirar e colocar a todo momento, pode ser recorrente inclusive dores de cabeça no início do uso.

Os dentes que prendem os elásticos podem ficar mais doloridos que os outros, bem como apresentar certa mobilidade que pode assustar um pouco o paciente. Mas tudo isso é normal e passageiro.

Importante salientar que esse desconforto de dor é apenas nos primeiros dias de uso. Conforme os dias vão passando o paciente tende a não sentir mais nada de dor.

Muito acontece do paciente ao sentir a primeira dorzinha, remover os elásticos para dar um “tempo” e aliviar aquela sintomatologia dolorosa. Parece que a dor passa na hora. Porém ao recolocar os elásticos, volta a doer. Isso cria um ciclo vicioso de “dói-não-dó” ao longo do mês inteiro, e impede a movimentação dos dentes. É a pior coisa que o paciente pode fazer. Recomenda-se controlar a dor desses dias iniciais com analgésicos e mudanças alimentares (alimentos menos duros) sem tirar os elásticos toda hora. Isso vai logo acostumar as fibras dentárias e a dor logo passará.

 

SE USAM ELÁSTICOS ORTODÔNTICOS COM INVISALIGN E ALINHADORES?

Sim, mesmo em alinhadores e Invisalign há a necessidade de alguns casos usar os famosos elásticos. Isso porque não importa o tipo de aparelho ortodôntico que você use, o que importa são os vetores de força necessários para o correto andamento do tratamento.

elástico ortodôntico

uso dos elásticos ortodônticos com alinhadores

 

TENHO DIFICULDADE EM COLOCAR. O QUE FAZER?

Muita gente não possui tanta habilidade fina com as mãos, e isso dificulta a colocação dos elásticos. Você pode solicitar ao seu ortodontista um pequeno ganchinho de plástico que auxilia a inserção das borrachinhas. Isso facilita muito a vida do paciente.

elásticos ortodônticos

colocador dos elásticos ortodônticos

como inserir o elástico