FIO DENTAL É IMPORTANTE?
A quase totalidade dos pacientes não usa o fio dental corretamente.
Talvez por não entender a sua real função, talvez por não saber como manusear. Ou simplesmente por não ter paciência de ficar em frente ao espelho.
MAS ENTÃO, QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DO FIO DENTAL?
Não. Não é a remoção de restos alimentares. (Muitos pacientes apenas passam fio dental para remover restos de alimentos, principalmente carnes)
A principal função do fio dental é a remoção da placa bacteriana que se adere nas laterais do dente. Essa placa é que vai causar a gengivite e a cárie. Remover restos de alimentos é uma função secundária, de menor importância.
A escovação com a escova habitual apenas limpa as superfícies livres do dente. As duas faces laterais dos dentes não são alcançadas com as cerdas. De nenhum tipo de escova. O único instrumento que vai alcançar essa região lateral é o fio dental.
“EU USO O ENXAGUANTE BUCAL AO INVÉS DO FIO”
Aí está um erro enorme! Para a remoção da placa aderida ao dente, é necessária uma ação mecânica. Ou seja, o ato do fio “raspar” a lateral do dente, é que faz com que a placa seja removida. O simples bochecho com enxaguante nada vai fazer sobre essa placa. Apenas dará um gostinho bom na boca.
Portanto se você gosta de usar o enxaguante, pois dá uma sensação de limpeza, ótimo, use. Porém use-o como coadjuvante. Não substitua o fio por ele. Nunca.

Nada substitui a ação mecânica do fio
QUANDO DEVO PASSAR O FIO DENTAL? ANTES OU DEPOIS DA ESCOVAÇÃO?
Não existe ordem nessa história. Tanto faz se você passar antes da escovação ou após. O importante é passar corretamente, com a técnica adequada. Peça para seu dentista lhe explicar.
Não é necessário passar após todas as escovações. Uma vez por dia já é o suficiente. Utilize-o na escovação da noite, antes de dormir. Normalmente é quando dispomos de mais tempo.
EXISTE DIFERENÇA ENTRE O FIO E A FITA DENTAL?
Na verdade eles servem para a mesma coisa. Remover mecanicamente a placa bacteriana. Algumas marcas apresentam a fita um pouco mais fina (achatada), o que pode facilitar o uso. Porém tanto faz qual você preferir.

ilustração da fita dental (mais achatada e larga)
QUAL O PROBLEMA QUE PODE ACONTECER SE EU NÃO UTILIZÁ-LO?
O não uso pode acarretar em gengivites, cáries coronárias e radiculares, periodontites, dentre outros problemas relacionados. Principalmente em locais onde há restaurações ou próteses. Nesses locais (junção dente/restauração) é uma área de maior acúmulo de placa. Devido a isso são áreas mais sensíveis a problemas.
POR QUE MINHA GENGIVA SANGRA QUANDO PASSO O FIO?
Sangramento gengival é sinal de gengivite. Quando ficamos tempo sem limpar corretamente, essa placa bacteriana aderida ao dente causa uma infamação na gengiva. Essa inflamação é que deixa a gengiva sensível e sangrante.
Muitos paciente ao perceberem o sangramento, evitam de passar o fio dental na região. Aí está outro erro!
Quando notar o sangramento, é sinal que você não está conseguindo limpar muito bem. O que se deve fazer é tentar limpar melhor a região. Passar mais seguido o fio e abusar da escova de dentes. Se não houver melhora em 48h, procure seu dentista.
“O FIO DENTAL SAI DESFIADO QUANDO PASSO”
Quando o fio dental sai desfiado após passar entre algum dente é motivo de alerta. Ele rasgou por algum motivo. Normalmente por uma restauração mal adaptada, com sobra ou degrau, ou algum tártaro aderido ao dente.
Outro motivo pode ser a presença de lesão de cárie. O esmalte quebra e acaba tornando-se uma navalha. Isso faz com que desfie o fio ao passar.
Então se o seu fio dental desfia, procure imediatamente o seu dentista para investigar o motivo.
Portanto vemos que o fio é tão importante quanto a escova dental.
Use-o e evite maiores problemas. O cuidado é sempre a melhor prevenção!