IMPLANTE DENTÁRIO

O que é o implante dentário?

O implante dentário é um pino de titânio que é utilizado para substituir a raiz do dente. Esse procedimento é feito através de cirurgia na qual o implante dentário é fixado no osso. Após essa fixação, é colocada uma prótese dentária.

O titânio é um metal biocompatível com nosso organismo, evitando sua rejeição pelo nosso corpo. Outro ponto importante é o titânio não ser um metal corrosivo, sendo assim não podendo enferrujar.

peças do implante dentário

implante dentário

Esse procedimento se tornou mais comum pois hoje nós temos opções internacionais e nacionais muito boas, possibilitando assim serem mais acessíveis.

 

Quais as indicações para implante dentário?

1- Pacientes que sofreram extrações dentárias: na década de 60 era muito comum a extração ao invés da possibilidade de um tratamento de canal como opção de tratamento. Muitos pacientes que viveram nessa época sofreram muitas extrações.

2- Perda de dentes por motivos diversos, como acidentes, quedas ou traumas em geral.

3- Pacientes que nascem sem algum dente: muito comum pacientes terem analgesia do incisivo lateral por ex, sendo assim necessária a colocação de um implante no local ou correção ortodôntica (para isso, será feita uma boa análise do caso).

4- A não possibilidade de tratamento periodontal ou de canal: em alguns casos, o paciente já possui ampla destruição do dente ou do osso ao seu redor, não sendo possível o tratamento através de procedimentos periodontais ou tratamento de canal.

 

Quais as contraindicações?

Os implantes dentários são contraindicados nos casos de:

  • Má higiene bucal: o implante dentário apenas pode ser colocado quando a saúde periodontal do paciente estiver bem, para evitar problemas de inflamações.
  • Pacientes jovens ainda em formação óssea: nesses casos é necessário acompanhar frequentemente a formação óssea do paciente, fazendo exames radiográficos. Importante que o paciente já tenha passado pela faze de crescimento. Um osso em formação ainda não tem a resistência óssea suficiente para o implante dentário.
  • Medicamentos da classe dos bifosfanatos: pacientes que fazem uso desse medicamento precisam passar por uma avaliação criteriosa. Medicamentos que contém esse tipo de componente podem causar osteonecrose – necrose óssea. Logo, não é indicado passar por procedimentos cirúrgicos.
  • Doenças preexistentes: nos casos de pacientes com diabetes, é necessário que o diabetes esteja compensado – tendo sua glicemia controlada. Em casos de pacientes com câncer, a cirurgia não é indicada de modo algum, necessitando que o paciente esteja já curado. Outra contraindicação é nos pacientes que fazem hemodiálise. Em pacientes que passaram por avc, infarto ou cirurgias cardíacas, o ideal é esperar pelo menos 6 meses para a realização do implante dentário.

 

Quais seus benefícios?

O implante vai muito além de apenas questões estéticas. O implante dentário é muito importante para:

  • retomada de função mastigatória ;
  • manutenção dos dentes vizinhos – fazendo com que os mesmos não se movimentem devido a perda de um dente;
  • maior conforto para o paciente – próteses removíveis podem causar muito desconforto;
  • aspecto natural;
  • durabilidade