PERDA PRECOCE DE DENTES DE LEITE
Você sabia que a perda precoce de dentes de leite pode trazer problemas quase irreparáveis para o seu filho?
Os dentes de leite têm vários papeis, porém um deles é muito importante: Guardar espaço para os dentes permanentes!
SOBRE OS DENTES DE LEITE:
Os dentes de leite começam a aparecer na cavidade oral antes dos 6 meses de idade. Inicialmente os dentes inferiores anteriores (incisivos) apontam na gengiva. Seguidos pelos incisivos superiores e assim por diante.
Por volta dos 3 anos de idade a criança já tem todos os dentes de leite na cavidade oral:
São eles: 2 incisivos centrais superiores, 2 incisivos centrais inferiores; 2 incisivos laterais superiores, 2 incisivos laterais inferiores; 2 caninos superiores, 2 caninos inferiores; 4 molares superiores, 4 molares inferiores.
CRONOLOGIA DA PERDA FISIOLÓGICA DOS DENTES DE LEITE:
POR VOLTA DOS 6 ANOS (PRIMEIRA TROCA): É a hora da troca dos dentes anteriores. Os incisivos de leite dão lugar aos incisivos permanentes. Essa troca pode se estender por mais de 1 ano. Nessa fase também ocorre o nascimento do 1º molar permanente lá atrás do ultimo dente de leite. (sim, esse dente permanente nasce sem que nenhum dente precise cair).
FASE INTERMEDIÁRIA: Mais ou menos dos 7 aos 9, a criança fica sem troca alguma na arcada. Os dentes posteriores ainda estão “amadurecendo” dentro do osso, e os de leite ainda não estão prontos para cair, desempenhando suas funções ainda na boca. Essa fase é importantíssima por os dentes decíduos ficam guardando espaço na arcada para os futuros dentes permanentes.
A PARTIR DOS 9 ANOS (SEGUNDA TROCA): Inicia a segunda troca dentária. É onde os caninos e os molares de leite vão dar lugar aos caninos permanentes e os molares de leite darão lugar aos pré-molares. Essa troca normalmente ocorre até os 12 anos de idade.
Lembrando que essas idades são extremamente variáveis. Podendo variar pra mais ou para menos. As meninas costumam ter uma perda mais precoce e uma maturação mais rápida do que os meninos.
AFINAL, O QUE ACONTECE SE PERDER UM DENTE DE LEITE ANTES DO TEMPO?
Uma das principais funções do dente de leite é guardar espaço para o dente permanente. Portanto se extrairmos antes do tempo fisiológico, estamos correndo o risco de faltar espaço para o nascimento dos permanentes.
Os dentes tendem a migrar para o espaço do dente extraído. Principalmente o dente adjacente posterior. A tendência dele é migrar para frente para “fechar” o espaço. Acontece que, aquele espaço seria do dente permanente que está para nascer.
Aqui nesse link você pode ver uma animação do que ocorre com a perda precoce do dente de leite: https://www.youtube.com/watch?v=T-3OFBdvsp4
O dente permanente então, sem espaço, acaba nascendo torto. Ou algumas vezes nem conseguindo nascer. Necessitando de mais tempo e um planejamento bem mais complicado de tratamento com aparelho dentário.
COMO EVITAR ESSA PERDA DE ESPAÇO CASO A CRIANÇA PERCA UM DENTE DE LEITE?
Devemos lutar ao máximo para manter os dentes de leite o máximo possível em boca. Porém sabemos que muitas vezes isso é utópico.
Quando nos deparamos com casos assim, podemos lançar mão de duas coisas:
1- MANTENEDOR DE ESPAÇO: Quando o dente recém foi extraído e ainda não houve perda do espaço para o dente permanente.
2- RECUPERADOR DE ESPAÇO: Quando a extração já foi feita há algum tempo e já perdemos espaço para os outros dentes. Aconselha-se a usar um aparelho ortodôntico que recupere aquele espaço. Normalmente seu uso é muito rápido (poucos meses). Isso evita maiores dores de cabeça na dentição permanente.

mantenedor de espaço