RETRAÇÃO GENGIVAL

A retração gengival caracteriza-se pelo encolhimento da gengival e consequentemente exposição da raiz dentária.

Ela pode ocorrer isoladamente em um ou poucos dentes, bem como de maneira mais generalizada.

 

QUAIS OS TIPOS DE RETRAÇÃO?

Podemos dividir a retração em 2 grandes grupos: As retrações de origem periodontal e as retrações com a gengiva saudável.

As retrações de origem periodontal ocorrem através da periodontite (inflamação dos tecidos de suporte do dente). Essa retração da gengiva está acompanhada pela recessão óssea, e acontece normalmente em mais de uma face do dente. Muitas vezes circundando-o por completo.

As retrações em gengiva saudável são de origem multifatorial. Caracterizam-se por serem localizadas, especialmente na face frontal do dente.

 

POR QUE OCORRE A RETRAÇÃO?

retração gengival

foto da retração gengival

A retração gengival é de origem multifatorial, ou seja, vários fatores contribuem para seu aparecimento. Dentre eles podemos destacar:

1- OCLUSÃO: Talvez o motivo com maior contribuição na etiologia da retração seja a oclusão (encaixe dos dentes). Uma oclusão inadequada, com contatos prematuros entre dentes, interferências oclusais, são uma agressão à gengiva. Pois esses tecidos de suporte não suportam essas cargas demasiadas. Podemos adicionar nesse tópico o bruxismo também.

2- TIPO DE GENGIVA: Existem gengivas mais fortes e gengivas mais fracas. Diz-se da gengiva mais forte quando ela é bastante ceratinizada. Essa gengiva ceratinizada, espessa, vai aguentar mais as cargas oclusais.

3- HIGIENE: Uma má higiene contribui para inflamação gengival e consequentemente, retração da gengiva.

4- TIPO DE ESCOVA: Escovas com cerdas duras parecem limpar mais, mas são extremamente agressivas ao tecido gengival.

5- ESCOVAÇÃO MUITO FORTE: A escovação precisa ser delicada. Nem muito forte nem muito fraca. Existem pessoas que descarregam uma força absurda ao escovar os dentes, o que também prejudica muito os tecidos de suporte dentário.

6- ANATOMIA ÓSSEA E DENTÁRIA: Pessoas que possuem o osso muito pequeno/fino, ou com anatomia da raiz do dente muito pronunciada, também têm mais chance de apresentar a retração gengival.

Percebe-se então  que muitos fatores contribuem para que aconteça a retração.

Muito dificilmente o paciente apresentando apenas um dos motivos irá ter esse problema gengival. O problema ocorre quando se junta mais de um fator.

 

QUAL O PROBLEMA DE TER RECESSÃO?

A retração da gengiva normalmente traz consigo uma sensibilidade exacerbada ao frio e ao calor. Portanto incomoda muito o paciente durante a alimentação.

Esteticamente também há um comprometimento muito grande, pois a gengiva acaba ficando desnivelada.

Se não tratada a retração tende a aumentar cada vez mais.

 

QUAL O TRATAMENTO?

O tratamento é bem complicado. Precisa-se avaliar primeiro qual a causa. Analisando quais as causas, é possível tentar a correção da mordida/oclusão com aparelho ortodôntico, reposicionando as raízes dentárias e ajustando os contatos entre os dentes.

Muitas vezes necessitamos a realização de enxertos gengivais, para tapar aquela recessão.

enxerto gengival

Outras vezes é possível apenas restaurar com resina.

Trocar por escovas macias e cuidar a força na escovação também são muito utilizadas.

Portanto, dependendo do caso, existe uma indicação. Não existe uma receita de bolo. Cada caso precisa ser avaliado individualmente para indicação do melhor tratamento.