RETRATAMENTO DE CANAL

 

O QUE É O RETRATAMENTO DE CANAL?

Muitas são as situações em que se é necessário retratar um dente no qual já foi feito um tratamento de canal prévio.

 

Entre esses motivos estão:

– Persistência da sintomatologia ou sintomatologia dolorosa após algum tempo;

– Não redução da lesão ou surgimento da mesma no ápice do dente;

presença de lesão inflamatória

– Dente não reabilitado logo após o tratamento de canal, originando uma reinfecção;

– Dificuldades encontradas no tratamento feito anteriormente;

 

COMO ELE É REALIZADO?

Antes de tudo, é feita uma boa anamnese do caso para ver o motivo da necessidade de se retratar o canal e se realmente é necessário (em algumas situações, a sintomatologia dolorosa por estar ligada à outro fator).

Após isso, são feitos exames radiográficos (em alguns casos é necessário uma tomografia do dente para ver exatamente onde está o problema) e, a partir disso, um correto planejamento.

Na consulta odontológica, é feita toda a remoção do material obturador antigo e uma nova instrumentação para uma completa limpeza do canal é realizada

Em alguns casos, também há a remoção de fragmentos, como pinos e coroas. Por se tratar de um canal já acessado anteriormente, geralmente a consulta de retratamento dura em torno de duas sessões.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE RETRATAMENTO E TRATAMENTO DE CANAL?

 

O retratamento de canal nada mais é do que retratar um canal já (mal) tratado de algum dente.

O retratamento de canal tem uma taxa de sucesso inferior ao tratamento de canal, pois nele já temos um dente com anatomia “deformada” (isso é: já foi feita uma instrumentação prévia da qual modificou a anatomia original do canal).

Retratar o canal é mais delicado pois, o cuidado é maior para que não haja desvios ou perfurações dos canais. Porém, apesar do prognóstico ser inferior ao tratamento de canal propriamente dito, ele ainda é a segunda opção antes da colocação de implantes. Ou seja,  manter um dente em boca sempre vem em primeiro lugar (se possível) por diversos fatores.