5 DICAS PARA ALIVIAR A DOR APÓS A MANUTENÇÃO ORTODÔNTICA

Todos sabemos que quando apertamos o aparelho, vem aquela dor chatinha. É uma dor contornável, nada muito forte, porém pode atrapalhar certas pessoas.

POR QUE DÓI?

Sempre que apertamos o aparelho, geramos uma força. Essa força serve para movimentar os dentes. Para acontecer a movimentação dentária, processos biológicos ocorrem no local, onde mediadores químicos de dor são produzidos. Isso serve para permitir que o dente “caminhe” no osso.

QUANTO TEMPO DEMORA ESSE PERÍODO?

Esse período de dor, normalmente leva de 2 a 5 dias após as manutenções ortodônticas. Em alguns casos, esse período pode se estender por mais tempo.
É normal os pacientes relatarem a impressão dos dentes estarem amolecidos. Não é impressão, os dentes ficam realmente amolecidos para poderem se movimentar.

 

DICAS PARA ALIVIAR A DOR:

1. EVITAR ALIMENTOS DUROS: Interessante fazer algumas alterações na dieta em relação à dureza dos alimentos ingeridos. Procurar coisas que não precisem muita mastigação ou que não sejam tão consistentes. Evitar: carnes, pães, frutas com casca, sementes…

2. TOMAR/BOCHECHAR ÁGUA GELADA: A água gelada traz um alívio para a sensação dolorosa. Recomenda-se ficar com uma garrafinha de água gelada e, ao longo do dia, dar pequenos goles, ou fazer leves bochechos para aliviar a dor.

3. EVITAR PARTIR ALIMENTOS COM OS DENTES: Qualquer pressão em demasia nos dentes pode trazer desconforto. Por isso deve-se evitar morder alimentos inteiros. Ou seja, evitar morder sanduiches, hambúrgueres, etc. Ao invés disso, recomenda-se utilização de talheres, para partir o alimento e leva-lo à boca.

4. MEDICAÇÃO COM ANALGÉSICOS: Caso o limiar de dor do paciente seja baixo, pode-se fazer o uso de analgésicos. Como exemplo de analgésicos temos: Dipirona e Paracetamol.

5. ESCOVAR COM CUIDADO: Recomenda-se também escovação com mais cuidado. Evitar fazer muita força ao escovar.

chiclete ajuda a aliviar a dor

BONUS* : MASCAR CHICLETE: Mascar um chiclete macio e maleável após a manutenção tende a aliviar a dor pois estimula o ligamento dentário com pequenos movimentos.

Certamente com essas dicas você vai passar rápido por essa fase dolorosa. Logo os dentes já não vão estar mais doendo e você vai poder voltar à sua dieta tradicional.