DICAS PÓS CIRURGIA DE SISO
Então você acabou de fazer a cirurgia de siso e agora vem uma parte muito importante: o pós operatório. No pós operatório o paciente precisa seguir à risca as recomendações do se dentista.
É muito comum, e um erro muito grave, os pacientes já se “sentirem bem” no segundo ou terceiro dia e começarem a negligenciar cuidados. Esse erro pode trazer consequências desagradáveis para você.
DICAS PÓS CIRURGIA DE SISO:
NAS PRIMEIRAS 24h:
– Repouso total. É expressamente proibido a realização de exercícios físicos, bem como fazer atividades que requerem o emprego de força ou de muita movimentação.
– Manter a cabeça mais elevada do que o corpo (sentar recostado). Abaixar a cabeça pode aumentar o sangramento no local.
– Fala o mínimo possível. Mexer muito a boca e língua nas primeiras horas podem romper os pontos.
– Alimentação fria ou gelada; pastosa ou líquida. Comidas quentes estimulam o sangramento, por isso são contra indicadas. Outra contra indicação são alimentos que necessitem mastigação. É expressamente proibido fazer força para mastigar nas primeiras 24h.
– Não fazer bochecho. Nas primeiras 24h deve-se evitar fazer bochecho, pois este pode interferir na cicatrização na área da cirurgia.
– Tomar a medicação prescrita pelo seu dentista.
– Aplicar gelo na região. Por fora da face aplicar uma bolsa de gelo por 15 min a cada hora.
APÓS AS PRIMEIRAS 24h
– Alimentação pode voltar ao normal gradualmente. Quanto à dureza dos alimentos, cada paciente vai se sentir mais a vontade para mastigar mais de acordo com sua recuperação.
– Deve-se iniciar bochechos com Clorexidine 0,12%. (anti-séptico que impede que a placa bacteriana se forme)
– Voltar à escovação normal, com cuidado na região da cirurgia.
– Manter medicação prescrita.
– Pode seguir aplicando gelo nos dias iniciais. Aumentando o período entre as aplicações.
QUANDO VOLTAR A FAZER EXRCÍCIOS FÍSICOS?
Recomenda-se voltar a praticar exercícios físicos após 1 semana da cirurgia de siso. Normalmente é quando o dentista agenda para a remoção dos pontos da cirurgia e reavaliação da cicatrização da região.
QUAIS MEDICAÇÕES TOMAR APÓS A CIRURGIA?
Depende muito do tipo de cirurgia que foi realizada e da escolha do dentista. Mas normalmente analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos são as escolhas para cirurgia de siso. Importante o paciente tomar exatamente como o dentista solicitou, mesmo que não “sinta mais nada”.
QUAIS PROBLEMAS PODEM OCORRER APÓS A CIRURGIA DE SISO CASO EU NÃO SIGA CORRETAMENTE O PÓS OPERATÓRIO?
Caso você não “se comporte” durante o pós operatório, diversos problemas podem ocorrer. Os mais comuns são:
– Sangramento. Se mexemos muito a boca, tentamos comer algo que precise mastigação, ou pratiquemos exercícios, o problema mais comum é o sangramento. O ideal caso esteja sangrando é se recostar, descansar e ficar mordendo uma gaze no local. Se o sangramento não cessar em 15 minutos, entrar em contato com seu dentista.
– Rompimento dos pontos. Pode gerar sangramento e incômodo na língua e bochecha.
– Alveolite. Ou mais conhecida por “alvéolo seco”. É quando a cicatrização pós cirurgia não se dá de maneira correta. Nesses casos há muita dor e dificuldade de abrir a boca. Quando isso acontece normalmente o dentista tem que reintervir cirurgicamente, e iniciar com antibióticos.
Por isso na cirurgia de siso é tão importante fazer exatamente o que o dentista solicitou, e respeitar todos os prazos corretamente. (mesmo que você já esteja “se sentindo bem”).
