ENDODONTIAS MECANIZADA

 

Endodontia mecanizada é o tratamento de canal feito com instrumentais ativados por um motor e são materiais compostos por ligas de níquel-titânio.

 

QUAL A DIFERENÇA DA ENDODONTIA MECANIZADA PARA O TRATAMENTO DE CANAL MANUAL?

 

O tratamento de canal manual consiste no uso de diversas limas de tamanhos diferenciados. Por essas limas possuírem uma pequena conicidade (taper), se faz necessário o uso de várias, o que torna o tratamento de canal mais demorado e cansativo, necessitando geralmente de mais sessões (principalmente quando se trata de um dente multirradicular).

Já na endodontia mecanizada, as limas são acopladas à um motor do qual faz movimentos rotatórios e reciprocantes. As limas utilizadas são de um material resistente e flexível (principalmente as de níquel-titânio com tratamento termomecânico). Elas possuem uma conicidade maior, não necessitando de muitas limas.

 

endodontia mecanizada

exemplo do uso do motor para limpeza dos canais

 

QUAL A DIFERENÇA DO SISTEMA ROTATÓRIO PARA O RECIPROCANTE?

 

Ambos compõem a endodontia mecanizada porém divergem um pouco em como funcionam:

No sistema rotatório, a lima gira em torno do seu eixo em 360º, girando apenas para um lado. Nesse sistema, o ideal é o uso de mais de uma lima para uma correta desinfecção e preparo, justamente pelo fato da lima girar em apenas um lado.

Já no sistema reciprocante, a lima gira em torno do seu eixo em um sistema de “vai e volta” (150° no sentido anti-horário e 30° no sentido horário). Esse sistema de vai e volta auxilia na remoção da dentina infectada, para que ela não se aglomere no ápice do dente. Nesse modo, pode ser utilizada apenas uma lima.

 

QUAIS AS VANTAGENS DA ENDODONTIA MECANIZADA?

A endodontia mecanizada tem diversas vantagens, tais como:

  • Possibilidade de tratar o canal em apenas uma sessão (mesmo sendo um multirradicular);

  • Maior conforto para o paciente;

  • Maior desinfecção dos canais;

  • Menor intrusão de detritos para o ápice;

  • Menor fadiga do operador;

  • Maior chance de sucesso do tratamento.

 

QUAL SISTEMA MECANIZADO É MELHOR? QUAL MEU DENTISTA DEVE ESCOLHER?

Na endodontia mecanizada, tanto o sistema rotatório como o reciprocante são excelentes. A escolha do sistema a ser utilizado depende de fatores tanto como a anatomia dos canais (se é um canal mais amplo e reto ou mais atrésico e curvo) quanto o próprio conforto do operador (escolha pessoal). E ambos os sistemas podem ser utilizados juntos, não sendo obrigado apenas a escolha de um sistema.