MITO OU VERDADE? O SISO EMPURRA E ENTORTA OS DENTES?

 

Siso empurra os dnetes? Mito. O dente do siso não tem força suficiente para empurrar todos os outros dentes, entortando-os. Mesmo quando não tem espaço para nascer.

Muitas pessoas acham que, principalmente os dentes da frente de baixo acabam entortando pelo fato do siso empurrar. Porém isso não é verdade, e muitas vezes disseminado até mesmo por dentistas.

dentes anteriores tortos

Dentes anteriores apinhados

 

MAS ENTÃO POR QUE OS DENTES ENTORTAM NA REGIÃO ANTERIOR?

 

Na verdade é uma combinação de fatores, que fazem esses dentes se apinharem. Dentre elas podemos citar:

– AÇÃO DE FORÇAS: Todos os dentes possuem uma pequena inclinação para frente. Como as forças mastigatórias e da mordida são no sentido vertical pincipalmente, ocasiona uma resultante de força que se direciona para frente. Essa força culmina justamente nos dentes anteriores.

– OSSO DELGADO: Essa região anterior da mandibula possui um osso bem fino. Isso acaba acarretando em uma menor estabilidade na posição dentária. Obviamente essa espessura óssea varia bastante entre os pacientes. Pacientes que tem a espessura mais fina, acabam tendo maior risco de apinhamento.

– GENGIVA CERATINIZADA: A gengiva também tem um papel importante. Pacientes que possuem uma gengiva bem ceratinizada, ou seja, mais grossa, tem uma maior estabilidade. Já pacientes com uma gengiva muito fininha, delgada, são mais propensos ao apinhamento.

– FORÇA DO LABIO INFERIOR: O musculo do queixo e do lábio inferior é extremamente forte em alguns pacientes. Essa força excessiva atuando sobre os dentes pode causar o apinhamento dentário da região.

– FORÇA DA LINGUA: A língua também contribui, assim como o lábio, na ação de forças constantes.

– OCLUSÃO: A oclusão tem um papel fundamental também. Quando mais “encaixada” a mordida está, mais estabilidade os dentes vão ter e menos chance de entortarem.

– METABOLISMO ÓSSEO: Quando em crescimento, o osso está em constante transformação, podendo ocasionar regiões de apinhamento. Com o passar da idade, ocorre também uma perda de volume ósseo, o que acarreta novamente em apinhamento.

 

Importante salientar, que pacientes que possuem variadas causas de apinhamento têm mais suscetibilidade quando se fala em entortar dentes.

 

COMO EVITAR QUE ISSO OCORRA?

Para evitar que os dentes entortem, é interessante permanecer com a contenção ortodôntica fixa colada atrás dos dentes. Ela atua como um fator preventivo ao longo da vida à todos esses fatores.

 

POR QUE ENTÃO É PRECISO EXTRAIR OS SISOS?

Não é pelo fato de ele não entortar os outros dentes que o siso muitas vezes necessita ser removido.

Existem outros fatores, que não tem nada a ver com movimentações, em que os sisos trazem malefícios.

Podemos citar os mais comuns:

INFLAMAÇÕES RECORRENTES DA GENGIVA: Sisos mal posicionados são difíceis de limpar. Isso ocasiona acumulo de placa, inflamação e dor na região.

siso inflamado

inflamação na gengiva do siso

– REABSORÇÃO DO DENTE VIZINHO: Dependendo da posição do siso, ele pode, ao contrario de empurrar os dentes, reabsorver o dente vizinho. Isso mesmo, quando a coroa do dente siso encosta na raiz do dente vizinho ocorre a reabsorção dessa raiz, comprometendo a saúde deste dente.

– CÁRIES DE DIFICIL ACESSO: Quando o dente do siso está inclinado e apoiado na coroa do dente vizinho, forma-se uma “fenda” entre eles. Nessa fenda , profunda e difícil de limpar, muitas vezes forma-se uma cárie, e muitas vezes até tratamento de canal é necessário para salvar o dente vizinho.

cárie dente siso

Cárie no dente vizinho ao siso