CHUPETA E MAMADEIRA

Devo me preocupar com o uso prolongado da chupeta e da mamadeira?

Muitos pais e mães ficam preocupados com seus filhos quando o assunto é a permanência do hábito de chupeta e mamadeira por muito tempo.

E devemos nos preocupar sim! A permanência por muito tempo desses hábitos podem trazer problemas irreversíveis para criança, quando falamos em posicionamento dentário.

 

 

POR QUE O USO DA CHUPETA E MAMADEIRA AFETAM OS DENTES?

Esse hábito de introdução de algo entre os dentes, pode fazê-los não se desenvolverem corretamente.

Tudo vai depender de fatores:

  1. INTENSIDADE: Seria a força que a criança faz enquanto está com a chupeta ou mamadeira na boca.

  2. FREQUÊNCIA: Quantas vezes por dia a criança está fazendo o uso. Quanto mais seguido, pior o prognóstico.

  3. DURAÇÃO: Por quanto tempo a criança fica com o objeto interposto na boca.

Essas 3 características são fundamentais para avaliar se esse hábito vai comprometer ou não a futura oclusão (encaixe dos dentes) da criança.

Obviamente se nenhum dos fatores for algo relevante, estamos diante de um caso normal e até saudável para o desenvolvimento muscular facial da criança. Por isso é sempre bom ficarmos atentos.

 

O QUE PODE ACONTECER COM O USO INDISCRIMINADO DA CHUPETA E MAMADEIRA?

Como já falado anteriormente, o uso comedido da chupeta e mamadeira pode inclusive ajudar a desenvolver todos os músculos faciais da criança. O problema acontece quando temos uma junção dos 3 fatores e um uso excessivo.

chupeta e mamadeiras

mordida aberta causada pelo hábito de sucção excessivo

*MORDIDA ABERTA: O habito de interpor um objeto entre os dentes pode impedir que os dentes se desenvolvam de maneira correta. Uma das principais consequências da chupeta e da mamadeira é o afastamento dos dentes superiores e inferiores entre si. Essa característica pode trazer inúmeras outras consequências para a criança.

*PROBLEMAS NA FALA: Quando o encaixe dos dentes não está de maneira correta, a língua acaba por criar “vícios” e pode posturalmente se comportar de maneira errada. Isso gera problemas na fala, deglutição e até respiração.

*FRATURA DENTÁRIA: Quando dentes são projetados para frente pela interposição de objetos, ficam mais suscetíveis a fraturas.

*MORDIDA CRUZADA: A força realizada no movimento de sucção pode impedir o correto desenvolvimento do céu da boca, fazendo com que a mordida fique errada (cruzada) na região posterior.

Esses são algumas das consequências de um uso desmedido da chupeta e mamadeira pela criança. Inúmeras outras consequências poderiam ser listadas aqui.

 

Importante salientar também, que outro hábito associado, como chupar o dedo, é tão ou mais danoso do quem as chupetas. Isso porque o peso do braço acaba causando uma força de alavanca no dedo, fazendo uma força ainda maior sobre os dentes.

dedo causando alavanca

 

COMO SABER QUAL A HORA DO MEU FILHO LARGAR ESSE HÁBITO?

Isso depende muito. Vai depender dos 3 fatores citados anteriormente para o uso da chupeta e mamadeira (Intensidade, duração e frequência).

O ideal é sempre consultar um cirurgião dentista para acompanhar a dentição da criança desde pequeninha. Quanto antes diagnosticar o problema, melhor o prognóstico.

 

EXISTE CORREÇÃO ?

Sim. Existe correção sim. A grande questão e fator determinante para o sucesso da correção será o quanto antes o problema for diagnosticado e tratado.

Em crianças muito pequenas, que fazem uso indiscriminado de chupeta e mamadeira, as vezes apenas com a remoção do hábito de sucção já se autocorrige a má posição dentária.

Outras vezes é necessário a utilização de aparelhos ortodônticos.

Já em casos mais graves, em que a má oclusão se perpetua para a fase adulta, faz-se necessária cirurgia corretiva.