GENGIVITE
O QUE É A GENGIVITE?
Gengivite é a inflamação da gengiva que circunda os dentes. Essa inflamação resulta em sangramento quando passamos o fio dental, quando escovamos ou até mesmo um sangramento espontâneo.
Os dentes estão inseridos no que chamamos de periodonto. Esse periodonto basicamente se consiste no osso alveolar (osso que prendem os dentes), no ligamento periodontal e na gengiva inserida (que fica adjacente ao dente).
COMO IDENTIFICAR A GENGIVITE?
Diferenças entre uma gengiva saudável e uma gengiva inflamada (gengivite):
GENGIVA SAUDÁVEL:
- Cor Rosada
- Tenra e firme
- Aderida ao dente
- Não sangra facilmente
GENGIVA INFLAMADA (GENGIVITE):
- Cor avermelhada
- Levemente inchada e muitas vezes disforme
- Pode-se se descolar do dente
- Sangramento presente

ilustração gengiva inflamada x gengiva saudável
Com base nessas diferenças conseguimos diagnosticar facilmente a gengivite. A imensa maioria das vezes um exame visual combinado com exame clínico simples são suficientes para o diagnóstico.
COMO E POR QUE SE FORMA?
A gengivite é a consequência da não remoção da placa bacteriana (ou biofilme dental) que se adere aos dentes. Ou seja, quando não realizamos a higiene oral corretamente, a presença da placa induz uma resposta inflamatória na gengiva.
Essa resposta inflamatória se caracteriza inicialmente por um halo vermelho na bordinha da gengiva. Caso não controlada, passa-se para a fase de sangramento. Em uma terceira fase temos o aumento de volume da gengiva. Por último, o seu descolamento em relação ao dente.
A PLACA BACTERIANA nada mais é do que um acúmulo de bactérias, restos de células mortas, substratos de alimentos que se formam na superfície do dente. Importante ressaltar que não precisamos comer nada para ela se formar. Mesmo se não nos alimentarmos por muitas horas, essa colônia de bactérias começará a se grudar no dente. Normalmente essa deposição se inicia junto da gengiva (área de maior retenção).

placa bacteriana causando a gengivite
Após a instalação da placa bacteriana e a não remoção dela, são necessárias poucas horas até os primeiros indícios da gengivite. Cerca de 24 horas já temos alguma resposta inflamatória, e 48 horas depois, já temos sinais clínicos de gengivite.
EXISTE TRATAMENTO?
Sim. O tratamento é bem simples. É o mesmo que se faz para evitar a doença: Escovação e fio dental!
Sim, simplesmente uma higiene adequada – com o uso correto da escova e do fio dental – é suficiente para a reversão do quadro de gengivite.
*OBS. IMPORTANTE: Quando já há a presença de Cálculo Dental ou Tártaro, é necessária a remoção desse para que haja a melhora da inflamação. A persistência do cálculo faz com que a inflamação não desapareça completamente.
Não é necessário o uso de pastas de dente especiais, remédios ou bochechos. Apenas a limpeza da região (remoção da placa bacteriana) reverterá o quadro inflamatório e o sangramento, fazendo com que a gengiva se torne saudável novamente. O quadro inflamatório é revertido rapidamente: cerca de 24 – 48 horas após a limpeza da superfície dental.
O QUE ACONTECE SE A GENGIVITE NÃO FOR TRATADA?
Se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma doença mais grave: a periodontite. A periodontite consiste em uma inflamação crônica mais grave e mais profunda no periodonto (tecidos que suportam o dente). Podendo ocorrer a reabsorção do osso que segura o dente. Em casos graves o paciente pode perder o dente, que vai ficando mole com o tempo.