POR QUE PRECISO FAZER TRATAMENTO DE CANAL?
O dentista falou que você precisa fazer um tratamento de canal. Afinal, por que precisamos tratar o canal do dente. Aliás, você sabe o que é o tratamento de canal?
O QUE É O TRATAMENTO DE CANAL?
Para isso precisamos entender um pouco da anatomia de dentro do dente:
A parte mais interna, o miolo do dente, é aparte viva dele. Chamada de polpa dentária (que constitui tanto a câmara pulpar, localizada na coroa, quanto os canais pulpares, localizados nas raízes), é ali onde estão os vasos sanguíneos e o nervo. Esse conjunto é que dá vida ao dente (e faz ele sentir dor). Cada dente tem seus próprios vasos sanguíneos e seu próprio nervo. Nervos esses que são ramificações de um em comum, maior.

Anatomia dental: Esmalta > Dentina > Polpa
Quando essa polpa “atacada” ela responde com dor. Ou seja, o dente dói. Quando não se procura tratamento, essa agressão à polpa vai aumentando e a resposta dolorosa também. Chega num ponto em que a polpa acaba necrosando, causando a morte do dente.
Essa polpa morta dentro do dente, causa uma inflamação na ponta da raiz do dente, trazendo consequências danosas ao osso que prende o dente. Ou seja, caso não seja feito nada, o problema só aumenta.
O tratamento de canal então, nada mais é do que a limpeza dessa polpa morta. Faz-se o debridamento dos canais das raízes, para remover todo e qualquer resquício de polpa morta e também as bactérias ali alojadas.
Após a limpeza dos canais, é feito o selamento do dos canais com um material inerte. Isso serve para o dente não se recontaminar (caso permaneça “oco”).

tratamento de canal
O QUE CAUSA ESSA AGRESSÃO À POLPA DO DENTE?
A agressão à polpa acontece de variadas maneiras.
A principal delas é:
CÁRIE: Uma vez instalada no dente, a cárie vai “caminhando” para dentro do dente em direção ao nervo. Quando chega próximo ao nervo temos dores tipo pontadas, provocadas por água gelada ou algum outro alimento. Esse é o primeiro sinal. Caso a cárie não seja tratada, ela chega tão próxima à polpa, que essa inflamação causada, torna-se irreversível. Essa polpa entra em processo de necrose (morte). Sendo assim, a única possibilidade de salvar o dente é fazendo o tratamento de canal.

Progressão da cárie
Esse processo todo normalmente leva mais de ano. Se intervimos antes da cárie chegar próxima da polpa, conseguimos reverter a situação somente com a limpeza da cárie restaurando a parte danificada do dente.
Outro motivo bem comum são os traumas dentários. Quando há um trauma forte, ao receber aquela pancada o dente também entra em processo de necrose, fazendo-se necessário tratamento de canal.
Outros motivos menos comuns são:
– Preparos para próteses, em que haja necessidade de desgastar demasiadamente o dente. O calor gerado pela broca, pode desencadear a necrose desse.
– Bruxismo excessivo e desajuste de mordida causando lesões do tipo abfração.
EU TINHA UMA CÁRIE PEQUENA E PRECISEI FAZER TRATAMENTO DE CANAL! POR QUE?
É bem comum essa situação ocorrer. Para entendermos isso, precisamos voltar para a anatomia do dente. A parte mais externa, o esmalte, é bem dura e rígida. Logo abaixo do esmalte, protegendo a polpa, há a Dentina. A dentina é mais “mole” que o esmalte.

Progressão da cárie em direção à polpa. Indicado tratamento de canal
Quando a cárie ultrapassa o esmalte, ela entra na região da dentina, onde ela se espraia com maior facilidade e rapidez. As vezes um pequeno pontinho no esmalte representa uma grande destruição já na dentina.
POR QUE PRECISEI DE TRATAMENTO DE CANAL EM UM DENTE RESTAURADO QUE NUNCA ME DOEU?
Essa situação é bem comum. Muitas vezes vemos a cárie próxima à polpa. Porém não condenamos diretamente o dente. Digamos que damos uma “colher de chá” e fazemos somente uma restauração, preservando a polpa. Esperando assim que a polpa se recupere daquela agressão, sem a necessidade de tratamento de canal.
Porém muitas vezes, algumas bactérias já haviam contaminado a polpa, sem nós vermos. Essa polpa contaminada pode levar anos para morrer as vezes mais de 10 anos). Inicia-se então um processo de morte, muitas vezes silencioso, só diagnosticada através de RX na grande maioria dos casos.
TENHO DENTE ESCURECIDO QUE NÃO DÓI. POR QUE PRECISO TRATAR O CANAL?
Quando há um trauma excessivo no dente (uma pancada, batida, apertamento violento), o dente entra em processo de necrose. Nessa necrose há uma hemorragia interna no dente, onde o sangue penetra nos canalículos minúsculos que o dente possui internamente. Esse sangue coagulado dentro do dente da um aspecto escurecido ao esmalte exterior.

Dente escurecido por trauma necessitando tratamento de canal
Portando quando o dente está escurecido é bom se atentar. Pode ser uma necrose por trauma e há a necessidade de tratar o canal dele para que não haja a instalação de uma inflamação na ponta da raiz.
 
