SENSIBILIDADE DENTÁRIA
Muitos pacientes sofrem com a sensibilidade dentária.
Ela é caracterizada quando o paciente sente sensibilidade excessiva quando consome alimentos ou líquidos gelados ou quentes.
COMO É ESSA SENSIBILIDADE?
Normalmente a sensibilidade dentária não é caracterizada por uma dor muito forte, mas sim mediana e de curta duração. A intensidade da dor pode variar de paciente para paciente, mas nunca chegando a um extremo de dor insuportável.
Porém, na imensa maioria dos casos é uma dor de rápida duração (de 1 a 5 segundos de duração) e sempre provocada. Ou seja, temos que provocar a dor, ela não acontece sozinha. A dor da sensibilidade dentária normalmente acontece quando consumimos algo muito gelado, muito quente ou, em alguns casos, até mesmo com líquidos em temperatura ambiente.
Alguns pacientes relatam dor até mesmo ao escovar os dentes.
QUAIS AS CAUSAS DA SENSIBILIDADE DENTÁRIA?
Diversos fatores podem causar dor na cavidade bucal. Desde gengivites, cáries, pulpites, etc. Cada uma dessas doenças vai causar um tipo de dor com características específicas.
Porém a sensibilidade dentária normalmente é oriunda da exposição da dentina ou da raiz do dente (retração gengival).
A exposição da dentina ocorre quando não há a cobertura de esmalte mais (dentes gastos, ou fraturados que expõem o tecido interno do dente).
Quando acontece a recessão gengival, expõe-se a raiz do dente, o que também pode gerar dor.

retração provocando sensibilidade
POR QUE DÓI ASSIM?
Para entender a causa da dor, temos que entender um pouco da anatomia do dente.
A dentina possui microtúbulos que “desembocam” na parte nervosa do dente (polpa dentária). Quando essa dentina é exposta (retração gengival ou perda do esmalte) esses túbulos ficam à mostra, suscetíveis às diferenças de temperatura da cavidade bucal. Essa diferença de temperatura – ou o contato direto nessa dentina exposta – transmite vibrações pelos microtúbulos até as terminações nervosas presentes na polpa (miolo do dente). Aí está a origem da dor da sensibilidade dentária.
EXISTE TRATAMENTO DA SENSIBILIDADE DENTÁRIA?
Quando se fala em perda de esmalte sobre a dentina, o ideal é a restauração com resina do dente, para proteger aquela dentina exposta.
Porém quando a causa é pela retração gengival, temos que avaliar quais os motivos da retração para indicar o melhor tratamento. Esse tratamento pode ser: recobrimento da raiz com restauração, enxerto gengival ou recobrimento gengival espontâneo com ortodontia (reposicionamento da raiz dente e melhorando a colusão – encaixe). Pode-se também tentar outras formas menos invasivas, porém paliativas: aplicação de flúor, dessensibilizantes e cremes dentais específicos para sensibilidade dentária.
Nota-se também que uma raiz recém exposta tende a doer mais do que raízes expostas a mais tempo. Isso acontece porque os túbulos dentinários recém expostos ainda estão “virgens”. Com o passar do tempo, a entrada desses microtúbulos vão brunindo e a sensibilidade tende a diminuir ou até cessar.