TRIÂNGULO NEGRO
Nada mais anti-estético do que um triângulo negro no meio do sorriso. Ele aparece como um espaço entre os dentes e a gengiva.

região escurecida entre os dentes
MAS AFINAL O QUE É O TRIÂNGULO NEGRO?
Ele ocorre quando, mesmo com os dentes encostados um ao outro, permanece um espaço entre o ponto de contato dental e a gengiva.
Por causa da sombra do fundo da boca, esse espaço fica escuro, preto. Por esse espaço apresentar um formato triangular, chamamos de triângulo negro (black space).
Normalmente ele incomoda mais os pacientes quando ocorre entre os dentes superiores da frente. Isso porque são os dentes mais visíveis no sorriso.
COMO ELE SE FORMA?
Existem várias causas do aparecimento do seu aparecimento. Podemos citar algumas mais comuns:
– DENTES MUITO TRIANGULARES: Dentes com formatos triangulares, acabam se tocando na porção mais alta da coroa. Isso pode acarretar em um espaço entre eles.

dentes triangulares formando os triângulos negros
– PERDA DA PAPILA GENGIVAL: A papila gengival é a gengiva que fica entre os dentes. Normalmente ela ocupa o espaço entre os dentes, (tapando o triângulo negro). Porém, com uma higiene inadequada, essa papila gengival pode retrair, deixando um espaço aberto entre os dentes, mesmo eles se tocando na região mais alta.
CONTENÇÕES ORTODÔNTICAS RETAS sem a higiene adequada costumam causar muito isso!
– DENTES COM ANGULAÇÕES ERRADAS: A posição de angulação (ou inclinação) no dente também pode fazer surgir triângulos negros. Dentes mais inclinados tendem a ter pontos de contato mais pra borda.
– DENTES TORTOS E GIROVERTIDOS: Quando o dente nasce torto, e se mantém muito tempo nessa posição (até a idade adulta), não ocorre a formação completa da papila gengival. Isso ocorre pois como o dente está torto, a anatomia óssea embaixo está alterada, não criando sustentação para a formação da papila gengival.
Importante salientar que quando tratamos dentes tortos na adolescência, ainda conseguimos uma adequação desses tecidos, e comumente conseguimos obter a presença da papila gengival tapando o triângulo negro.
– DOENÇA PERIODONTAL: A perda da sustentação do osso pela doença periodontal, gera retração da gengiva; consequentemente o surgimento de tirângulos negros.

Doença periodontal resultando em triângulos negros
COMO TRATAR OS TRIANGULOS NEGROS?
O triângulo negro normalmente é bem crítico para se tapar. Temos que pensar que ali, naquele local, na imensa maioria das vezes seria recoberto por gengiva em uma situação normal. Porém não conseguimos ganhar gengiva nessa região, pois não temos a presença de sustentação óssea.
Porém podemos lançar mão de algumas técnicas para eliminar ou mascarar os triângulos negros.
– ORTODONTIA: Com a ortodontia, através de pequenos ajustes na anatomia dentária (deixando os dentes menos triangulares), conseguimos aproximá-los de forma a diminuir o triângulo negro. Outros movimentos de inclinação da coroa dentária também podem amenizar o triângulo negro.
– RESTAURAÇÕES: Pode-se realizar restaurações estéticas “engordando” os dentes.
– FACETAS DE CERÂMICA / RESINA: Outra opção também será a colocação de facetas cerâmicas.