DENTES TORTOS – QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

 

dentes tortos

apinhamento inferior

 

Todo mundo sabe que dentes tortos trazem um aspecto feio para o sorriso. Mas existe algum outro problema associado à presença de dentes tortos na arcada?

Sim! E muitos!

Dentes tortos por exemplo acabam afetando o correto posicionamento e consequentemente engrenamento dos dentes entre si. Outro problema é a dificuldade de uma higienização correta por parte do paciente, o que pode levar à perda do dente com o passar do tempo.

 

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DOS DENTES TORTOS NA ARCADA?

* ESTÉTICA: Todos sabemos que dentes bem alinhados no sorriso nos traz mais confiança para sorrir. Assim como a cor dos dentes, o alinhamento está diretamente ligado a um sorriso mais harmônico. Portanto dentes tortos podem trazer consigo problemas psicológicos, falta de confiança e certos hábitos ao sorrir (cobrir a boca com a mão, ou “segurar” o sorriso por vergonha dos dentes por exemplo).

* PROBLEMAS DE OCLUSÃO: Dentes tortos não se encaixam na mordida como deveriam. Nossa oclusão dentária precisa funcionar como uma engrenagem ao nos alimentarmos ou falarmos. Quando temos a presença de dentes tortos na arcada, essas funções ficam comprometidas. Isso acaba acarretando em problemas de oclusão e consequentemente na articulação mandibular (ATM). Podemos citar problemas relacionados à oclusão: dores de cabeça, desgastes dentários assimétricos, dores musculares, barulhos articulares (click ao abrir ou fechar a boca), cansaço facial ao mastigar, dentre outros…

* DIFICULDADE DE MASTIGAÇÃO: Dependendo do grau que o dente está torto, a mastigação fica comprometida pois não conseguimos fazer os movimentos da mandíbula corretamente.

* DIFICULDADE DE LIMPEZA: Quando os dentes estão tortos, e, principalmente acavalados, criam-se zona de retenção e de difícil acesso para uma higiene adequada. Esses pontos acabam sendo locais com muito acúmulo de tártaro, mais propensos a gengivites e periodontites também. Outro problema relacionado à falta de limpeza correta ocasionada pela presença da má posição dentária são as cáries. E, como sabemos a cárie pode evoluir para a perda do elemento dentário.

 

 

EXISTE COMO EVITAR TER DENTES TORTOS?

 

Infelizmente não conseguimos controlar todos os fatores que causam a má posição dentária. Visto que o tamanho ósseo e dentário, bem como suas proporções são determinadas geneticamente.

Porém alguns fatores nós conseguimos controlar sim.

São eles:

  • PERDA DE DENTES DE LEITE PRECOCEMENTE: Quando extraímos um dente de leite antes do tempo certo (normalmente pelos pais não quererem tratar o canal). Esse espaço deixado precocemente vai fazer os dentes adjacentes se moverem para tentar fechar o espaço, pois o dente permanente ainda não está pronto para nascer.
  • HÁBITOS: Certos hábitos como chupar chupeta e mamadeira em demasia, ou chupar dedo, são hábitos extremamente danosos para a posição dentária. Dependendo da intensidade desses hábitos podem trazer consequências irreversíveis para a arcada.
  • VISITAS AO DENTISTA: Com visita ao dentista desde cedo (por volta dos 6 anos de idade), conseguimos através de aparelhos ortodônticos instalados de forma precoce – ainda na dentição de leite ou mista, ganhar espaço para os futuros dentes. Dessa forma conseguimos evitar que dentes tortos se perpetuem nessa posição.

 

EXISTE COMO CORRIGI-LOS?

 

Certamente! A correção via ortodontia é extremamente eficaz e segura. Hoje em dia a ortodontia evoluiu muito e temos diversas opções de aparelhos ortodônticos para a correção dos dentes.