FIO DENTAL: ANTES OU DEPOIS DA ESCOVAÇÃO?

Muitos pacientes nos perguntam qual é o correto no uso do fio dental: antes ou depois da escovação?

A resposta é: TANTO FAZ!

O importante realmente é passar o fio dental!

 

QUAL A FUNÇÃO DO FIO?

Ao contrario do que todo mundo pensa, o fio dental tem como principal função a remoção da placa bacteriana e não de restos de alimento em si.

A placa bacteriana que se adere ao dente é que vai causar cáries e gengivite.  A escova não consegue remover a placa aderida entre os dentes.

Por isso o fio é importantíssimo para fazer sua remoção.

 

QUANDO USAR O FIO DENTAL ENTÃO?

Tanto faz se usá-lo antes da escovação ou depois.

Costumo recomendar usar o fio dental após a escovação, mas apenas como fator disciplinador. Pois o paciente irá perceber que mesmo após a escovação, o fio dental ainda remove sujeira dentre os dentes.

Assim o paciente percebe que apenas a escovação com a escova comum não é o suficiente.

O fio necessita fazer a remoção, a desorganização daquela placa bacteriana. Portanto não importa se é feito antes da escovação ou depois.

 

QUAL A MELHOR HORA PARA PASSAR O FIO DENTAL?

O ideal é passar o fio na escovação realizada antes de dormir. Pois quando dormimos diminuímos muito o fluxo salivar, e aumentamos a atividade bacteriana nesse período. Portando é a escovação mais importante! É aquela que devemos empenhar mais tempo para fazer uma limpeza mais correta possível.

 

QUANTAS VEZES POR DIA PRECISAMOS PASSAR O FIO DENTAL?

O ideal é passar o fio de maneira correta uma vez ao dia apenas. Não precisamos utilizá-lo em todas as escovações do dia. O correto é escolher uma das escovações (normalmente a que você tem mais tempo para se dedicar à limpeza). Dê preferência para a escovação antes de dormir!

Escovando de maneira correta 3 vezes ao dia e passando o fio dental 1 vez ao dia certamente você não terá gengivite e cáries.

Portanto fique bem à vontade em usar o fio antes ou depois da escovação. Não existe uma regra. Desde que o paciente o utilize corretamente e na frequência correta.